Espanha inaugura primeiro museu subaquático da Europa
Museo Atlantico, na costa espanhola, conta com mais de 300 esculturas debaixo d’água
A arte floresce onde menos você espera, e uma prova cabal dessa ideia é o Museo Atlantico na Espanha, que acaba de abrir suas portas – não literalmente, por motivos estruturais. Isso porque trata-se do primeiro museu subaquático no continente europeu.
Uma área de mais de 2,5 mil metros quadrados a 12 metros de profundidade na costa da ilha espanhola de Lanzarote abriga mais de 300 instalações do artista Jason deCaires Tayor. O museu, de acordo com os responsáveis, nasce para “promover a educação e preservar o ecossistema como parte integram do sistema de valores humanos”.
As esculturas de cimento servirão como um grande coral artificial que, com o passar do tempo, auxiliará a propagação da biomassa marítima e a reprodução de espécies na ilha. Será possível vê-las através de barcos com o fundo de vidro e também por mergulho.
O passeio no Museo Atlantico sai entre 8€ (mergulho com snorkel) e 12€ (mergulho com cilindro) e tem duração máxima de uma hora. Gostou do conceito? Além da Espanha, inclua no roteiro também o México, onde está o MUSA (Underwater Museum of Art). O museu subaquático, próximo da costa de Cancún, conta com mais de 500 obras de Jason Tayor.