Entre mitos e histórias: conheça o monte Pilatus, na Suíça

Na atração turística trilha do dragão é possível se divertir num longo tobogã que atravessa os locais citados nas narrativas populares

OlyaSolodenko/Getty Images

Pilatus é uma montanha situada na região de Lucerna, considerada a porta de entrada para a Suíça central. O local é conhecido por lendas místicas da Idade Média sobre dragões com poderes de cura que viviam nas fendas e crevasses (aberturas naturais glaciares) do Pilatus. Além disso, abriga belezas naturais, bem como atrações que trazem elementos dos mitos. É possível chegar ao ponto turístico por meio de bondinho e teleférico que partem de Lucerna ou pela estrada de ferro mais íngreme do mundo, que parte de Alpnachstad.

 

Uma das narrativas mitológicas que envolvem o destino é a de que, no verão de 1421, um enorme dragão voou para a montanha e caiu tão perto do fazendeiro Stempflin que ele desmaiou. Quando retomou a consciência, se deparou com sangue coagulado e uma “Pedra do Dragão”, considerada como detentora de poderes de cura.

 

LEIA MAIS:

 

Já a história do cronista Petermann Etterlin, descreve como Winkelried, herói lendário da história suíça, matou um dos dragões de Pilatus. Ele enrolou arbustos espinhosos em torno de uma lança e a enfiou nas mandíbulas abertas da criatura, finalmente tirando sua vida com uma espada. No entanto, uma gota do venenoso sangue de dragão caiu em sua mão. Essa gota – junto ao sopro da criatura moribunda – congelou o sangue nas veias de Winkelried, o que acabou o matando.

 

Em outro mito, é contado que nas primeiras horas da manhã de 26 de maio de 1499, tudo estava bem em Lucerna. Mais tarde, houve uma terrível tempestade que pegou de surpresa um gigante dragão sem asas que habitava Pilatus e o arrastou pelo riacho Krienbach, até chegar no rio Reuss, abaixo da igreja jesuíta.

 

Por fim, outra história narra que em certo outono, um jovem no Pilatus caiu em uma caverna profunda entre dois dragões, mas eles não o machucaram. Quando a primavera chegou, um dos dois dragões deixou seu território de inverno e voou. O outro percebeu que também estava na hora de partir e então rastejou até a saída, estendeu a cauda em direção ao homem e puxou-o para fora da caverna.

 

Para mergulhar na cultura do local, uma das melhores atrações de verão é o tobogã Fräkigaudi, o qual permite deslizar por curvas íngremes, observar as “cavernas de dragões” e atravessar obstáculos. O trajeto começa perto da estação de montanha Fräkmüntegg. Com 1.350 metros, esta é a pista de tobogã de verão mais longa da Suíça.

 

Além disso, a variedade de trilhas para caminhada é um dos grandes atrativos dos entusiastas da natureza. Na montanha, também é possível encontrar rotas não só para hikers, mas também destinadas a montanhistas e alpinistas. No ponto de parada Krienseregg, há ainda um imenso parque para crianças com trilhas sinalizadas e espaços para piqueniques com mesas, bancos e churrasqueiras.

 

Por Laís Campos

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.