Entenda por que é um bom momento para investir em um imóvel fora do Brasil

Renata Victorino, sócia da Bossa Nova Sotheby’s International Realty, indica oportunidades na América do Sul, nos EUA e na Europa

Marine Pointe, Tampa (EUA)
Marine Pointe, Tampa (EUA). A localização do empreendimento é superprivilegiada, bem na frente de uma marina e a apenas dez minutos de distância do centro de Tampa. As construções são um híbrido entre apartamentos, coberturas e casas, sendo essas muito próximas ao mar, com quatro andares. Um dos grandes atrativos é a segurança, além de uma estrutura completa de lazer: piscinas, academia, concierge, espaço para exercícios ao ar livre, spa e até simulador de golfe.

Quando se trata de investir em um imóvel, o atendimento cuidadoso da Bossa Nova Sotheby’s International Realty se diferencia completamente dos outros players do mercado. “Entendemos que o nosso sucesso como imobiliária de alto padrão está atrelado à excelência do atendimento e à qualidade dos serviços que buscamos constantemente entregar aos nossos clientes“, explica Renata Victorino, sócia e diretora de vendas na empresa. A expert em imóveis e publicitária de formação chegou à empresa em 2012, e desde então acompanhou o crescente interesse dos brasileiros por adquirir imóveis fora do Brasil: “Desde 2015, quando nos tornamos parceiros da Sotheby’s, passamos a dar a possibilidade aos nossos clientes de investir tanto no Brasil quanto fora, pois conseguimos conectá-los a qualquer um dos mais de mil escritórios da grife, que é sinônimo de alto padrão e está presente em 70 países em todo o mundo, com a mesma especialização que oferecemos aqui”, explica. 

 

LEIA MAIS:

 

Para ela, o momento é propício para investir em um imóvel fora do país, e existem oportunidades nos destinos preferidos dos brasileiros, como no sul da Flórida, Portugal, Espanha e até Punta del Este, no Uruguai. “Primeiro focamos no cliente, no quanto ele pretende investir e no seu perfil. O mais importante é atender à necessidade de cada um, e não apenas vender imóveis que fazem parte do nosso portfólio”, conta. Confira trechos da entrevista.

 

Versatille: Por que é interessante investir em imóveis fora do Brasil?

Renata Victorino: Investir em imóveis no exterior é uma forma de diversificar investimentos, principalmente para quem já possui moeda estrangeira. As pessoas sempre entenderam que é bom não alocar todos os seus recursos em um único tipo ativo. Quem hoje pode investir em outros países tem a possibilidade de ter menos risco. A diversificação de investimento em outra moeda para aquisição de propriedades é interessante, pois, além de o imóvel ter grandes chances de valorização, ele valoriza em moeda forte. Outro ponto é que independente do motivo de compra, seja para morar fora, alugar ou investir, a localização segue sendo um fator fundamental para quem busca rentabilidade.

 

Casa em Laguna Blanca, Punta del Este (Uruguai)

Casa em Laguna Blanca, Punta del Este (Uruguai). Excelente casa em frente ao mar, localizada no exclusivo Bairro Privado Laguna Blanca. Projetada em dois blocos, cada um com vários níveis e interligações. O térreo, sobre o mar, possui living amplo e uma sala de jantar, ambas com vistas surpreendentes, além de cozinha e banheiro. No andar de cima, estão três suítes, sendo uma delas master. No segundo bloco, um playroom, suíte de hóspedes estilo loft em dois andares com banheiros, além de sala de cinema com bar. Um incrível jardim conecta os dois espaços, e é equipado com piscina ao ar livre e jacuzzi. Para complementar, também há uma churrasqueira coberta e piscina climatizada.

 

 V: Onde estão as boas oportunidades?

RV: Atuamos muito forte em Portugal, que é um país com um ótimo custo/benefício em relação ao valor do metro quadrado, que é mais alto em países como França e Inglaterra, por exemplo. A maior procura dos brasileiros por imóveis na Europa é em Portugal. Lisboa é um ponto focal, mais conhecida, e possui o metro quadrado mais caro do país. O que está acontecendo agora é que estamos indo para as periferias, outras cidades, regiões e até bairros que estão despontando no mercado por seu desenvolvimento e grande potencial de valorização. Cascais é um bom exemplo. O Porto ainda tem boas oportunidades, mas também está caminhando para o patamar de Lisboa. Nos EUA temos boas oportunidades no sul da Flórida, em Tampa. O aquecimento do mercado no último ano, devido a mudanças de empresas de tecnologia e do mercado financeiro, além do valor inferior do metro quadrado em relação a outras cidades americanas e ao fato de a cidade ter se firmado como um polo de cultura, gerou uma migração de americanos para a região. Outro destino que estamos explorando bastante é a Espanha, principalmente Barcelona.

 

The Grove, Orlando (EUA)

The Grove, Orlando (EUA). É o destino ideal para as férias dos sonhos: bastam cinco minutos e você está no Walt Disney World. O empreendimento trata-se de condo-hotel, o que garante uma estrutura completa de limpeza, segurança e gerenciamento, além de ser um investimento estável, pois as tarifas de aluguel são consistentes. Os apartamentos possuem entre dois e três dormitórios. Cercado por um amplo lago, o qual pode ser aproveitado com caiaques, barcos, canoas e pedalinhos, também conta com opções de lazer surpreendentes: há um parque aquático dentro, com simuladores de surfe, academia, spa, dois bares e três piscinas com cabanas privativas.

 

V: Quais são as principais demandas dos brasileiros?

RV: Tem alguns perfis de clientes. Existem aqueles que mudam por questões específicas. Quando procuram um lugar para viver, ou uma terceira e até quarta residência, eles se abrem mais para escolher a localidade. O brasileiro, quando investe fora, geralmente busca regiões litorâneas e polos turísticos. A questão da segurança é uma prioridade, assim como qualidade de vida. Por isso o sul da Flórida e Portugal, que também tem a facilidade da língua, se destacam.

 

Casa em Laguna Blanca, Punta del Este (Uruguai)

Casa em Laguna Blanca, Punta del Este (Uruguai). Excelente casa em frente ao mar, localizada no exclusivo Bairro Privado Laguna Blanca. Projetada em dois blocos, cada um com vários níveis e interligações. O térreo, sobre o mar, possui living amplo e uma sala de jantar, ambas com vistas surpreendentes, além de cozinha e banheiro. No andar de cima, estão três suítes, sendo uma delas master. No segundo bloco, um playroom, suíte de hóspedes estilo loft em dois andares com banheiros, além de sala de cinema com bar. Um incrível jardim conecta os dois espaços, e é equipado com piscina ao ar livre e jacuzzi. Para complementar, também há uma churrasqueira coberta e piscina climatizada.

 

V: O momento é positivo para comprar imóveis no exterior?

RV: Sim, muito. Há uma grande expectativa de quando as fronteiras forem abertas e isso vai mexer com os valores. O ano passado teve uma estagnação, com tudo o que aconteceu no mundo, e muitas compras foram paralisadas, pois os nossos clientes usualmente visitam o imóvel para comprar. A partir de janeiro deste ano, passamos a ter uma demanda de busca grande mais uma vez. É possível fazer parte do processo a distância. Visitar o imóvel, ter o atendimento, mas as pessoas normalmente preferem fazer as escolhas e fechar negócio pessoalmente, e por isso agora estão se preparando. Quando se pensa em um investimento imobiliário internacional, existem várias questões que devem ser consideradas. É necessário saber o tipo de documentação, os impostos, a real rentabilidade do imóvel. Não é apenas chegar e comprar. Às vezes até pode estar em um preço bom, mas, pensando em investimento, tem um produto melhor. Essa consultoria que nós damos é muito focada no que o cliente precisa. O importante, sempre, quando pensamos em transações imobiliárias, é estar muito bem assessorado para fazer o melhor negócio.

 

LEIA MAIS:

 

V: Quais dicas você daria para quem está querendo investir em um imóvel fora?

RV: A orientação que eu dou, básica, é procurar uma empresa que possa prestar todos os esclarecimentos e segurança no negócio. O importante é ter o acompanhamento do começo ao fim. É necessário saber o montante que tem para investir e o custo para manter o imóvel. A localização é um ponto fundamental também. 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.