Enoturismo paulista: Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal
A premiada Vinícola Guaspari recebe visitantes para verdadeira imersão em seu universo
Não é de hoje que o estado de São Paulo foi inserido na rota dos vinhos brasileiros – fato que muito se deve ao trabalho primoroso que a Vinícola Guaspari vem desempenhando nos últimos anos. Suas videiras estão situadas em duas belíssimas fazendas com terrenos entre 1.000 metros e 1.300 metros de altitude, o que reflete diretamente na diferenciação dos rótulos, além da alta tecnologia e técnicas empregadas na plantação, como na poda.
LEIA MAIS
- Conheça o Seven Seas Grandeur, novo cruzeiro da Regent
- Susana Balbo inaugura hotel boutique em Mendoza
- Accor inaugura hotel MGallery na Praia de Pipa
Muitos de seus rótulos são premiados internacionalmente e contabilizam pontuações altíssimas – como o rótulo Syrah Vista do Chá 2016, que levou medalha de prata na competição Syrah du Monde 2021, em junho deste ano. A plantação contabiliza 50 hectares e os vinhedos são divididos em 12 parcelas, denominadas “vistas”, definidas de acordo com o tipo de seu terroir, o que envolve clima, solo e altitude – basta olhar os rótulos para ver que são batizados “conforme” sua vista: Vista do Chá e Vista da Serra, por exemplo.
A sede da Guaspari está localizada a 200 quilômetros de distância de São Paulo, em Espírito Santo do Pinhal, e está aberta ao público para visitações (é necessário agendar pelo site). A convite da vinícola, partimos para uma imersão na propriedade, que incluiu uma degustação guiada e harmonizada com queijos e embutidos brasileiros, além de um tour pela plantação e instalações.
É de brilhar os olhos a incrível – e gelada – sala onde ficam armazenadas as barricas, todas de carvalho francês dos tipos Taransaud, François Frére e Ermitage. Toda a linha de produção é realizada in loco. Além de apreciar a beleza do local, que foi no passado uma fazenda de café – atualmente a Vinícola Guaspari também comercializa o próprio café, 100% arábica –, os visitantes também podem finalizar o passeio com uma passadinha na loja, que oferece os rótulos, inclusive os especiais, da linha batizada de Terroir.
Por Giulianna Iodice | Matéria publicada na edição 121 da Versatille