Empresa analisa mudança de comportamento das marcas em 2019

O compilado “Best of Brandz 2019” de pesquisas de mercado indica mudanças no relacionamento marca-cliente e destaca crescimento da Amazon

A empresa britânica Kantar, que coleta dados, insights e faz consultorias sobre os mais diversos temas, reuniu em um documento público suas principais pesquisas de mercado de 2019. Um dos destaque sobre o estudo de marcas em 2019 foi a ascendência da Amazon como marca. Ela ultrapassou a Apple e o Google no ranking mundial, tomando o primeiro lugar com suas novidades e constante reinvenção.

 

 

O documento, que reúne análises,  ainda mostrou de quais maneiras assuntos que foram destaque no ano passado influenciam o funcionamento estratégico das empresas.

 

Fatores como a volatilidade — intensidade e frequência das oscilações do mundo financeiro —, a descrença nas informações da mídia, a ambiguidade de pensamento, por exemplo as divergências de opiniões políticas, além da preocupação com  sustentabilidade.

 

Esses temas se tornaram estratégicos para as empresas, que procuraram abordar esses assuntos dentro de sua publicidade ou até mesmo no produto, com o objetivo de se aproximar dos clientes. Assim, fica claro que os consumidores vão atrás das marcas, mas agora com novas expectativas que devem ser atendidas para que o produto seja desejável.

 

 

Esses dados indicam uma mudança da perspectiva do consumidor. Priorizar a experiência na compra, enxergar humanidade nas marcas, se comunicar mais com as gerações mais novas, identificar marcas com ecossistema próprio e inovar sem perder a essência são alguns dos desafios que as grandes companhias do mercado vêm enfrentando.

 

Por Sofia Tremel

Ilustração feita por Till Lauer

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.