Emmy Awards 2020: os destaques da premiação e os principais vencedores
Teve mini-reunião de Friends, Zendaya entrando para a história e série de comédia canadense levando todos os prêmios da categoria
Por Maria Alice Prado
A maior premiação da televisão norte-americana, o Emmy Awards, marcou a noite do último domingo (20). A primeira cerimônia virtual de todos os tempos do “Oscar das séries” não foi apenas uma versão online do evento: foi adaptada aos novos tempos e marcada por entretenimento, grandes vencedores e algumas surpresas.
A celebração contou com apresentação de Jimmy Kimmel e uma plateia formada por 138 telas. Dentre os diferenciais da 72º edição do evento estava Jason Sudeikis, da série “Ted Lasso”, protagonizando um teste ao vivo de Covid-19 enquanto apresentava o prêmio de melhor série de comédia. Confira a cena no vídeo abaixo:
LEIA TAMBÉM:
- Onde assistir às principais séries indicadas ao Emmy 2020
- Netflix anuncia primeira série ficcional sobre Ayrton Senna
- 5 filmes de romance levinhos para assistir na Netflix
- 8 séries que poderiam ter sido gravadas durante uma quarentena
- Estética cinematográfica de Wes Anderson ganha inusitado livro de viagem
A atriz Jennifer Aniston – indicada a Melhor Atriz em Série de Drama por “The Morning Show” – foi outra estrela do evento. Além de participar de um quase incêndio – programado pela organização do evento, é claro – no palco ao lado de Kimmel, a atriz presenteou os fãs da aclamada “Friends” com um gostinho da tão sonhada reunião de elenco da série.
Courtney Cox, a Monica, e Lisa Kudrow, a eterna Phoebe, deram as caras, no final da premiação (quando Aniston já estava em casa), juntas na tela em uma brincadeira com o apresentador.
A entrega dos prêmios para as melhores produções e atuações também foi inovadora: os vencedores receberam suas estatuetas ao vivo em suas casas por meio de enviados da cerimônia vestidos com um macacão especial para proteção contra o coronavírus.
Confira abaixo os destaques das principais categorias da premiação!
Melhor Série de Drama – Succession
O troféu mais prestigiado do evento foi para Succession, da HBO. A trama envolve a gananciosa família Roy, conhecida por controlar o maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo. Tudo muda quando o patriarca da família decide deixar a empresa e seus quatro filhos passam a comandá-la.
A série levou quatro prêmios para casa e ajudou a consagrar a HBO como a emissora que mais levou troféus na noite – nada menos que 30. Jeremy Strong foi o vencedor da categoria Melhor Ator em Série Dramática e Andrij Parekh conquistou a Melhor Direção. As duas temporadas da série estão disponíveis na HBO Go.
LEIA TAMBÉM:
- Séries x coronavírus: como estão os trabalhos de 7 grandes atrações
- Alicia Keys e NFL criam fundo de US$ 1 bi para empresas lideradas por negros
- 6 livros favoritos de grandes personalidades para inspirar suas leituras
Melhor Série de Comédia – Schitt’s Creek
O grande destaque da premiação vai para a sitcom canadense “Schitt’s Creek”, que venceu todas as sete categorias de comédia, incluindo Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Série.
Durante as seis temporadas, a série narra a saga de uma família podre de rica que vai à falência e é obrigada a se mudar para o único lugar que lhe resta: uma cidadezinha comprada pelo patriarca Johnny Rose (Eugene Levy), cujo nome é Schitt’s Creek.
No Brasil, a produção entrou este ano para a grade do canal pago Comedy Central e na plataforma de streaming Paramount+, que contém as cinco primeiras temporadas. Outra opção é assistir as três temporadas iniciais pela plataforma do Net Now.
Melhor minissérie ou filme para TV – Watchmen
Com 26 indicações, a minissérie Watchmen, adaptação das HQs de mesmo nome, foi vencedora de onze estatuetas, (incluindo as categorias técnicas). Entre elas, a de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV, para Regina King, e a de Melhor Série da categoria.
A produção da HBO acompanha uma história alternativa onde vigilantes mascarados são tratados como bandidos. Por meio do anonimato e vivendo à margem da sociedade, eles tentam lutar contra o crime, especialmente de grupos supremacistas. A primeira temporada pode ser vista na plataforma de streaming HBO Go.
LEIA TAMBÉM:
- 9 livros – de romances leves a histórias marcantes – para atualizar sua biblioteca
- Plantas pet friendly: conheça quatro espécies para enfeitar a casa sem riscos
- Louis Vuitton lança face shield de luxo por R$ 5 mil
Melhor Atriz em Série de Drama – Zendaya
More #Emmys history tonight! At 24, @Zendaya is the youngest person to win for Lead Actress in a Drama Series! pic.twitter.com/AVUzIqyckH
— Television Academy (@TelevisionAcad) September 21, 2020
Com apenas 24 anos de idade, Zendaya (que está na foto de abertura desta matéria) entra para a história da premiação: ela é a pessoa mais jovem a vencer na categoria Melhor Atriz de Série de Drama e a também se tornou a segunda mulher negra a vencer o prêmio – antes dela, a única mulher negra a vencer um Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama, em 67 anos de existência da premiação, havia sido Viola Davis.
Interpretando Rue em “Euphoria”, Zendaya competiu com veteranas aclamadas, como Jennifer Aniston, Olivia Colman e Sandra Oh. Na série da HBO, muito popular entre o público jovem, Zendaya é uma adolescente de 17 anos dependente química que acaba de sair da reabilitação. “Euphoria” trata com excelência de assuntos como traumas, identidade, drogas, sexo e mídias sociais. É possível assistir a série ganhadora de três prêmios Emmy pela HBO Go.