Em vias de quebrar recorde, obra de Bansky que retrata políticos como chimpanzés vai a leilão

Pintura ‘Devolved Parliament’ deve angariar lances de mais de R$ 10 milhões

As polêmicas em torno das obras de Banksy nunca se resumem apenas às obras em si. Uma delas deve entrar na pauta do mundo artistico também pelo valor que deve arrecadar em um novo leilão produzido pela londrinha Sotheby’s no começo de outubro.

 

O quadro ‘Devolved Parliament’, no qual Banksy retrata os membros do parlamento britânico como chimpanzés, foi primeiramente exibida em 2009 em Bristol, a cidade do artista. Estima-se que a pintura, com quase 4 metros de tamanho, arrecade lances entre 1,5 e 2 milhões de libras – pouco mais de R$ 10 milhões –, um recorde entre as obras do próprio Banksy.

 

Por ora, a obra mais cara já comercializada de Banksy é ‘Keep it Spotless’, intervenção do artista em uma pintura de bolinhas de Damien Hirst arrecadada por 1,5 milhão de libras.

 

Antes de encontrar um novo dono no dia 3 de outubro, quando está agendado o leilão, ‘Devolved Parliament’ ficará exposta a partir de 28 de setembro na Sotheby’s. Ironicamente, a casa de leilões fica na mesma região onde está o Parlamento britânico, retratado na obra.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.