Durante quarentena, usuários mudam o jeito de usar o Spotify

Entre outras descobertas, a análise indicou que o isolamento social fez aumentar busca por músicas calmas

O aplicativo de streaming Spotify estudou durante os dias 19 e 25 de março o modo como seus usuários usaram o aplicativo em meio à pandemia do coronavírus. O resultado é que a quarentena, indicada pela Organização Mundial da Saúde para conter a contaminação generalizada do novo vírus, fez os ouvintes escutarem músicas, playlists e podcasts de maneira diferente da usual.

 

 

A primeira e maior mudança foi no tipo de música que as pessoas procuram quando estão isoladas dentro de casa. A busca por músicas animadas e enérgicas diminuiu, dando lugar a trilha sonoras mais acústicas e relaxantes, que ajudam na concentração, seja durante o trabalho ou o estudo. Além disso, os podcasts dedicados à notícias estão em alta, indicando que a procura por informações está mais apurada. O podcasts também servem de fonte para a prática de exercícios físicos e de meditação guiada, práticas recomendadas para manter a saúde física e mental em dia em tempos de quarentena.

 

 

A pesquisa também mostrou que a interação dos usuários aumentou: as playlists colaborativas se tornaram opção de assunto com os amigos, e com trilha sonora nas chamada de vídeo em grupo. Os usuários também compartilham mais conteúdo musical nas redes sociais, assim como os artistas que fazem cada dia mais sucesso com discos ao vivo e shows ao vivo no Instagram.

 

 

As crianças também contam, e muito: o estudo indica que a trilha sonora dos filmes Frozen 2 e High School Musical tiveram aumento de reprodução considerável.

 

Por Sofia Tremel

Fotos: Divulgação JBL

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.