Dior apresenta miniatura da coleção inverno 2020-2021 de alta costura
A grife exibiu as peças, delicadas e elegantes, por meio de um curta-metragem surrealista dirigido por Matteo Garrone que resgata tradição dos anos 1940
Por Maria Alice Prado
A Dior voltou com tudo na nova temporada de alta costura de Paris e mostrou que, com criatividade, é possível encantar o público sem precisar fazer um desfile nos moldes tradicionais. Como já havia anunciado que não colocaria modelos na passarela neste momento ainda delicado da pandemia de Covid-19, a grife apresentou nesta segunda-feira (06/07) sua nova coleção inverno 2020/2021, comandada pela diretora criativa Maria Grazia Chiuri, por meio de um filme com uma bela pitada de surrealismo.
Intitulado Le Mythe Dior, o curta-metragem dirigido por Matteo Garrone apresenta criaturas mitológicas, como sereias, ninfas e faunos, para fazer alusão à exposição Théâtre de la Mode de 1945, em Paris. O enredo conta como as divindades mágicas, distraídas em um rio sob uma antiga ponte romana, se apaixonam pelas peças em miniatura da Dior carregadas em um baú.
LEIA TAMBÉM:
- Dior apresentará coleção Cruise 2021 em evento online
- Under Armour lança máscara especial para uso durante exercícios físicos
- SP ganha escola livre de moda e arte; pré-abertura terá cursos online
- Lady Diana: os marcos da nobre trajetória da Princesa do Povo
- 3 receitas de sobremesas deliciosas para adoçar suas refeições
Vestidos em miniatura da Dior: resgate de tradição dos anos 1940
O tamanho dos vestidos revive a tradição da exposição realizada no pós-guerra. Na época, as grifes de alta costura tiveram que exibir suas criações em um desfile por meio amostras do tamanho de bonecas, devido ao rigoroso racionamento de tecido.
O evento, criado por designers franceses, teve como finalidades arrecadar fundos para os sobreviventes da Segunda Guerra Mundial e também ajudar a manter a indústria da moda em um período tão difícil.
Inspiração nas mulheres do surrealismo
A diretora criativa da Dior declarou ter sido influenciada pelas “figuras magnificamente inspiradoras” do movimento surrealista: mulheres como Lee Miller, Dora Maar, Dorothea Tanning, Leonora Carrington e Jacqueline Lamba.
“Não estávamos tentando fazer algo como um desfile de moda, queríamos contar uma história. Também gosto do fato de Matteo Garrone fazer filmes como um artesão – que é a minha forma de fazer moda”, afirmou Chiuri.
Assista ao filme completo clicando aqui.
LEIA TAMBÉM:
- Para a volta do turismo: conheça os 65 melhores novos hotéis do mundo
- 5 máscaras cheias de estilo para se proteger do novo coronavírus
- Olivier Rousteing: de menino prodígio da moda a diretor criativo da Balmain
Fotos: Divulgação/Reprodução Dior