Digno de oscar, Arakur é o hotel eleito por Leonardo Dicaprio

Seis meses atrás, o hotel Arakur Ushuaia, na Patagônia argentina, foi o QG de luxo de Leonardo DiCaprio, durante a gravação do filme com mais indicações ao Oscar deste ano, O Regresso, do qual é

Seis meses atrás, o hotel Arakur Ushuaia, na Patagônia argentina, foi o QG de luxo de Leonardo DiCaprio, durante a gravação do filme com mais indicações ao Oscar deste ano, O Regresso, do qual é protagonista. Com cenas que impressionam pelas paisagens, o longa do diretor mexicano Alejandro Iñárritu priorizou locações a céu aberto, cobertas por neve e com belíssima iluminação; a maioria no Canadá. Mas, quando o gelo derreteu no hemisfério norte, e o clímax da história ainda não havia sido gravado, a cidadezinha de Ushuaia foi eleita novo cenário por sua natureza austral: conhecida como “fim do mundo”, é a porção de terra habitada mais ao sul do planeta, a só mil quilômetros da península antártica, e com a temporada de neve mais extensa que há.

Entre julho e agosto, a equipe de O Regresso montou um set entre os bosques e montanhas da região. E, ali perto, no alto de uma colina, Leonardo DiCaprio se hospedou e curtiu seus momentos de folga entre as gravações na última e mais luxuosa novidade da rede hoteleira local, o Arakur Ushuaia Resort & Spa.

Aberto há pouco mais de um ano dentro da Reserva Natural de Cerro Alarkén – e já certificado com os prestigiados selos Leading Hotels of the World, VIRTUOSO e Traveller Made que atestam empreendimentos considerados AAA no mundo –, o Arakur foi construído com base na arquitetura sustentável e mescla materiais como rochas e madeiras aromáticas. O prédio de vidro e cobre privilegia a luz natural e garante a vista única do Canal de Beagle, que marca a fronteira entre Argentina e Chile. Do lado de fora, a 250 metros de altura, uma piscina com trilha sonora subaquática e borda infinita se debruça sobre a baía de Ushuaia e faz parte do spa do hotel, que ainda conta com saunas, academia panorâmica e hidromassagem – e foi eleito refúgio predileto da estrela de O Regresso, durante seus dias de hóspede.

O filme já venceu três Globos de Ouro (de melhor diretor e melhor filme e ator dramáticos – este para DiCaprio, que também levou o SAG Awards por sua atuação) e tem 12 indicações ao Oscar – inclusive de melhor fotografia, consolidada pelas paisagens fabulosas de Ushuaia, e de melhor ator, que conseguiu recarregar as energias em meio à maratona de filmagens nas acomodações do Arakur.

Arakur Ushuaia está localizado em um terraço natural a 250 metros acima do nível do mar, dentro da Reserva Natural Cerro Alarkén, com uma vista privilegiada da cidade de Ushuaia e do Canal de Beagle, na mística Tierra del Fuego.

Membro da The Leading Hotels of the World, o Arakur Ushuaia Resort & Spa está em soft opening desde Julho de 2014 e abriu oficialmente em último dezembro. O hotel está localizado em meio a 180 hectares da Reserva Natural Cerro Alarkén, um mirante (250 m) com vista panorâmica de Ushuaia e do Canal de Beagle, na mística Tierra del Fuego na Patagônia, Argentina. Construído com teto de cobre (5.000 metros quadrados do material), o projeto de linhas retas assinado pelos arquitetos argentinos Rubén Cherny e Augusto Penedo traz uma estética contemporânea e é ao mesmo tempo sustentável, uma vez que reutiliza a água das chuvas.

Para o design interior, sóbrio e clean, a dupla de decoradores Ramón Busto e Lucila Oliver se utilizou de materiais naturais como madeiras aromáticas, e elegantes revestimentos em couro nos tetos e em pedras nas paredes, reaproveitadas da fundação estrutural do lugar. Seis aconchegantes salas de estar aquecidas com lareiras convidam para um drinque quente ou uma leitura intercalada com vistas para as águas e montanhas nevadas.

A propriedade abriga 131 quartos e suítes, que tem como maior predicado as enormes janelas com panoramas da baía, da cidade e dos bosques. Um dispositivo touch traz funções automatizadas, como programar o despertador na hora indicada e a cortina abrirá suavemente, permitindo os raios de sol entrarem com direito a trilha-sonora.

A gastronomia destaca os sabores fueguinos, representados no restaurante La Cravia pelo trio centolla, o caranguejo gigante encontrado no Canal de Beagle; o cordeiro assado e a merluza negra, pescado raro de sabor único. Além de, claro, contar com uma autêntica parrilla argentina, pronta para grelhar os melhores e mais tenros cortes, como o bife de chorizo e o bife ancho. O Lobby Bar oferece uma ampla seleção de drinques e vinhos das regiões de Mendoza, Salta, Cafayate e Neuquén.

Ushuaia é um ótimo destino para relaxar, e as piscinas do Arakur foram pensadas para isso – projetadas igualmente para enfatizar as vistas: a maior tem 17 metros de comprimento, e uma segunda, a piscina in & out, traz duas hidromassagens internas.

No deck exterior, mais duas hot tubs ao ar livre são perfeitas para contemplar o entardecer – que entre Dezembro e Março na Patagônia pode começar às 21:00! Saunas, ducha escocesa, academia de ginástica, um pool bar completam o conjunto de bem-estar.

Entre as atividades outdoors, trilhas guiadas pela reserva (de 30 min a 2 horas), excursões fotográficas para observar a fauna e flora nativa, passeios ao longo do Arroyo Grande (1 km) e navegação pelo Canal de Beagle. O verão é época de visitar a Ilha Martillo, uma pinguinera com centenas dessas simpáticas aves que as crianças – e também adultos – adoram, além de passeios de helicóptero, de carro 4 x 4 pelos lagos cor de esmeralda (Escondido; Fagnano; Laguna Esmeralda) e trekkings para os glaciares. No inverno, o slide de trenós de cães Husky são uma atração e tanto.

Shuttles ao centro da cidade, e ao Cerro Castor durante temporada de esqui, consumo de Frigobar (bebidas sem álcool), Wi-Fi e caminhadas guiadas diárias pela Reserva Natural Cerro Alarkén,estacionamento descoberto e serviço de limpeza de botas estão incluídos na tarifa.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.