Detox da Pele

Pegando carona com a moda da dieta que inclui os chás, os berry’s (cranberry, blueberry, blackberry) e diversos sucos, prepare-se para a chegada dos cosméticos detox. A princípio, por causa do nome, parece que estamos

Pegando carona com a moda da dieta que inclui os chás, os berry’s (cranberry, blueberry, blackberry) e diversos sucos, prepare-se para a chegada dos cosméticos detox. A princípio, por causa do nome, parece que estamos falando de produtos com a função de limpar profundamente a pele, o que não é verdade. Essa nova geração de ativos promete atingir as camadas inferiores da pele, prevenindo a “intoxicação” das células e, consequentemente, o seu envelhecimento.

 

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelas células do nosso corpo e, se não forem eliminados, acabam intoxicando as estruturas celulares ao seu redor. Da mesma maneira que o nosso organismo os produz, ele também libera, naturalmente, substâncias antioxidantes capazes de neutralizarem sua ação, mantendo um equilíbrio saudável.

 

O problema é que alguns fatores como cigarro, intensa exposição solar, bebida alcoólica e má alimenta- ção aumentam a produção desses agressores. A partir daí os problemas começam a aparecer: há perda de proteínas, como as estruturas de colágeno, responsáveis pela firmeza da pele; de ácido hialurônico, que hidrata e dá viço ao rosto; e até alteração do DNA da célula, fazendo que ela deixe de exercer suas funções corretamente.

 

E, como isso acontece com todo mundo, não tem quem não  precise do ritual detox. Para o  detox da DETOX DA PELE  acontecer, esses cosméticos fazem uso justamente dos antioxidantes capazes de neutralizar a ação tóxica dos radicais livres. Vitamina C, vitamina E, extrato da flor de hibisco, coenzima Q10, ácido retinoico e retinol (derivados da vitamina A), licopeno (presente no tomate e na goiaba), picnogenol (extraído de pinheiros), o resveratrol (encontrado em vinhos e no mirtilo), coffee berry (extrato do fruto do café e chá verde) são poderosos ativos contra a ação dos radicais livres.

 

Contudo, o uso de antioxidantes em cosméticos com a função  antiidade não é novidade. A vantagem é que conseguimos aumentar a potência que eles têm, através da associação com outras substâncias, como o ácido hialurônico, salicílico, LHA, dentre outras. A combinação de ativos garante uma melhor resposta. Podemos agir de forma mais completa. Dá para usar antioxidantes associados a produtos estimuladores de colágeno, por exemplo.

 

O uso varia de acordo com o produto, mas, em geral, eles devem ser aplicados à noite, antes de se deitar, pois é o momento em que o organismo passa mais intensamente pelo processo de renegeração da pele. Normalmente, você vai usar sua fórmula depois de limpar, tonificar e hidratar a sua cútis!

 

Beleza por Denise Lage Dermatologista | Matéria publicada na edição 92 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.