Dirigida por Noah Baumbach, Debbie Harry revisita East Village, em NY
Vocalista da banda de punk rock Blondie revive histórias dos anos 80 nas ruas do East Village em sessão de fotos inspirada em sua própria pin-up contemporânea
Na Nova York de hoje, o East Village é bairro frequentado por estudantes da Universidade de Nova York (NYU) e hipsters de Manhattan em geral. Mas ele já foi cenário de vários movimentos de contracultura. Debbie Harry, vocalista da banda Blondie, andou muito por lá: era uma das figuras femininas mais importantes da cena punk, e que agora, aos 74 anos, ainda simboliza os resquícios daquele momento.
Em projeto fotográfico para a W Magazine, a cantora se juntou ao diretor de cinema Noah Baumbach (de História de um Casamento) para celebrar e reviver a cidade Nova York dos anos 80, que serviu de inspiração para o Blondie e para a maioria dos filmes de Baumbach. A ideia partiu de uma admiração vinda de Baumbach pelo East Village e pela banda de punk rock de Debbie – em A História de um Casamento, indicado a seis Oscars, a cidade de Nova York tem importante papel.
Segundo Debbie Harry: “Era meio que a Meca da música e da nova cena do rock”, ela diz sobre o bairro naquela época. “Os pintores e fotógrafos costumavam morar abaixo das ruas Houston ou do Canal por causa dos lofts, mas o East Village era perfeito para nós – os hippies e os músicos”.
Em seu livro Face It, que foi lançado em outubro do ano passado, a cantora expõe seu amor e fonte de inspiração que tira da cidade. “Tudo o que me atrai e sempre quis ser está em Nova York. Nova York é o meu pulso. Nova York é o meu coração.” Baumbach dirigiu o ensaio e mostrou que o sentimento é recíproco, revelando que a ideia por trás das fotos é reviver tudo que Blondie e Nova York representaram para ele nos anos 80. “Pensei, Debbie ainda está aqui e Nova York ainda está aqui, então vamos fazer isso novamente”.
Por Sofia Tremel