Barbara Fialho: moda, música e histórias na passarela e no estúdio
Da moda à música, top e cantora fala da transição da carreira e suas influências em primeiro disco
“Um Beijo” é a mais nova música da modelo e cantora Barbara Fialho. Nela, sua voz suave e marcante encontra a de Jo Mersa Marley, neto do mito Bob Marley, em versos cantados ora em português, ora em inglês. A composição é de ambos, e o resultado faz bem aos ouvidos. Com 31 anos, essa A mineira tem feito uma transição suave do universo fashion para o musical.
Entre as influências da infância, ela cita a avó paterna, no tocante à moda, e o avô paterno, no segmento da música. A matriarca assinava várias revistas que refletiam as tendências das passarelas, o que Barbara adorava, e, o outro, que gostava de fazer encontros musicais em casa, deu à neta o primeiro violão, aos 9 anos.
“Isso sempre fez parte de mim. Meus tios e meu pai tocam violão. A família da minha mãe vem da Bahia, somos todos festeiros”, conta. Barbara se lembra: “Quando meu avô me presenteou com o instrumento, foi um momento muito especial. Eu ficava impressionada o vendo tocar, movendo os dedos, sem olhar as notas. Tenho memórias românticas e saudade daquela época.”
A música foi ficando em segundo plano à medida que Barbara se dedicava à carreira de modelo, que começou aos 15 anos. Reconhecida como top model internacional, hoje, ela ainda continua a desfilar, como no grande evento da Victoria’s Secret em que, foi no ano passado, uma das “angels”. Ela já estampou capas de diversas revistas e é uma referência fashion inquestionável. Porém, desde 2013, começou a estudar, a fundo, para se tornar cantora profissional. “Música é quase uma obsessão. Sou apaixonada pelo processo de compor e estar em estúdio.”
O primeiro projeto finalizado, com nove faixas, veio em 2016. O principal single foi Samba e Amor, de Chico Buarque, e contou com a participação de Seu Jorge, além da banda The Preservation Hall Jazz Band. Agora é a vez de Um Beijo, disponível em todas as plataformas digitais, que mistura bossa nova e reggae e ganhou produção musical do renomado Duani. Detalhe: Barbara, que não para, já trabalha em um disco de inéditas para o próximo ano. Que venham mais moda e música.
VERSATILLE — Como foi a transição da carreira de modelo para a música?
BARBARA FIALHO — Essa transição está acontecendo todos os dias, naturalmente. Eu amo a música, demais! E, trabalhar como modelo, é algo que faço há 16 anos. É natural que eu queira me expressar mais e mostrar minha essência, compartilhar minhas ideias e pontos de vista. A moda abriu, e continua abrindo, muitas portas para mim. É maravilhoso poder realizar os dois sonhos, passo a passo, a cada dia.
VERSATILLE — Que lembranças tem da infância em relação à moda e à música?
BARBARA — Sempre gostei de revistas de moda. Minha avó assinava várias! E eu sempre passava a tarde com ela, tomando chá, lendo e olhando revistas, enquanto meu avô tocava violão. Meus avós foram grandes referências de estilo, tanto musical quanto estético. Sempre gostei muito de bossa nova e de ouvir meu avô tocar e cantar. Ele plantou em mim a paixão por música, e minha avó me fez vaidosa e interessada por moda.
VERSATILLE — Quais compositores e intérpretes influenciam você?
BARBARA — Marisa Monte, Sade, Maria Bethânia, Adele, Caetano Veloso, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Marina, Bob Marley, Rita Lee… A minha lista de ídolos musicais é muito grande. Sem dúvida, as melodias, os movimentos e os ritmos da música brasileira são os que mais me inspiram.
VERSATILLE — Como se deu a parceria com Jo Mersa Marley?
BARBARA — Eu o conheci por meio de minha amizade com Rohan Marley, um dos filhos do Bob. Ele mostrou minhas músicas para o Stephen Marley [outro filho de Bob] e ele gostou. Embarquei para Miami para gravar os vocais dele, dentro do estúdio conheci o Jo Mersa, e rolou a gravação de Um Beijo. Decidimos lançar primeiro essa música, por ser em português e inglês, e para fazer essa ponte Brasil-Jamaica. A próxima será em inglês.
VERSATILLE — Como define o atual momento de sua carreira?
BARBARA — Muitos sonhos realizados e muitos sonhos brotando. Eu me sinto muito feliz e grata por tudo o que a vida me deu, a oportunidade de viver. Tenho muita sede de novas experiências, unindo a arte da moda e da música. E estou trabalhando em um disco de inéditas para o ano que vem.