#Coronavirus: infectologista explica como evitar contaminação no carro

Confira as dicas de especialista para manter o automóvel longe do coronavírus sem danificar nenhuma peça

Por Gabrielle Torquato

 

Aregra do isolamento social é clara: ficar em casa. Mas às vezes é preciso sair, seja para fazer compra, seja para ajudar familiares idosos. Toda saída representa um perigo, por isso é preciso saber que cuidados tomar. Tome por exemplo o carro. Sem atenção com o entra e sai, o automóvel pode se tornar um celeiro de coronavírus! Por ali, é possível que ele sobreviva por até três dias. Para saber como se proteger, confira estas dicas de especialista*.

 

 

Passe álcool gel nas mãos

Usar o álcool gel antes de entrar e depois que sair do carro evita que você leve o vírus para o automóvel ou que contamine outras pessoas caso espirre ou tussa durante o caminho.

 

 

Evite usar o ar-condicionado

A saída do ar-condicionado é um ótimo esconderijo para vírus, bactérias e fungos, tanto que uma das orientações é realizar a limpeza dos filtros pelo menos uma vez a cada seis meses. Durante a pandemia, o mais seguro é usar o carro com os vidros abertos. Dica: ligue o ar-condicionado na temperatura mais quente por cinco minutos antes de chegar ao local desejado, assim você diminui a carga viral e também bacteriana desses possíveis invasores.

 

 

Cuidado com bancos de couro

Se o carro for equipado com bancos de couro, o cuidado para evitar danos deve ser ainda maior. A limpeza constante pode causar desidratação e levar a um desgaste do material. Para evitar que isso aconteça, é importante usar produtos específicos para a hidratação, mesmo que o couro seja sintético.

 

Limpe as maçanetas e o interior do carro sempre que possível

Mantenha um borrifador com água e sabão neutro dentro do carro. Ao chegar em casa, limpe com o produto o volante, o câmbio, o freio de mão, a maçaneta interna e externa, a frente do porta-luvas, os botões do rádio e demais comandos. Passe um pano úmido em seguida (deixe uma garrafinha com água no carro para este fim). Se possível, higienize o banco também, sem deixar molhado. Não toque em nada depois de limpar e leve os panos para casa, para serem lavados. Álcool 70%, alvejante, água oxigenada ou produtos com amônia podem causar danos para as peças do interior do carro, principalmente telas e estofamento.

 

 

Na garagem

Se você mora em casa e se na garagem em que fica o carro há circulação de animais ou crianças, lave com água e sabão os pneus, calotas e maçanetas externas assim que chegar.

 

Em casa

Planeje a sua chegada deixando à mão itens que precisará usar ao voltar. Entre sem sapatos em casa. Lave as mãos. Limpe a chave do carro, o chaveiro, o controle do portão, o cartão do banco usado na rua, etc. (leve consigo o mínimo de itens possível). Além de levar os panos usados no carro imediatamente para a lavanderia, retire por lá mesmo a roupa usada na rua e siga para o banho. Não se esqueça de limpar a maçaneta interna da porta que usou para entrar em casa.

 

*Fonte: Cirley Lobato, médica infectologista do Hospital Regional do Baixo Amazonas, no Pará, centro referência no combate de casos graves da doença no Estado.

 

 

Fotos: Unsplash (destaque) e reprodução Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.