Coleção histórica de Corvettes será doada em sorteio

Os 36 primeiros modelos do carro esportivo da Chevrolet estavam deteriorando em uma garagem. Restaurados, serão doados a 36 ganhadores diferentes

Em 1989, o canal de tevê americano VH1 fez um concurso nacional inusitado, cujo prêmio era uma coleção de todos os modelos de Corvette já lançados até então, desde 1953, ano de sua criação.

 

 

(clique na imagem para ampliar)

Pouco tempo depois, o ganhador dos 36 modelos – um carpinteiro de Long Island – vendeu a coleção inteira para o artista pop Peter Max, que guardou os esportivos mais famosos dos Estados Unidos em diferentes garagens em Nova York, durante 25 anos. Empoeirados e deteriorados, eles hoje pertencem a duas famílias diferentes, mas vão ganhar nova vida e destino em abril de 2020.

 

 

Restaurados um a um – o primeiro modelo, de 1953, levou 4 mil horas de trabalho –, os Corvettes serão novamente sorteados, mas agora a 36 donos diferentes. O concurso Corvette Heroes começou em julho de 2019, com a venda de tíquetes que começam em 3 dólares por um número, e vão a 5 mil dólares por 7.500 tíquetes (há descontos progressivos). Nem é preciso sair de casa: um sorteio eletrônico vai eleger os ganhadores, que serão informados por email e telefone.

 

(clique na imagem para ampliar)

 

O dinheiro arrecadado com a venda de tíquetes vai ser doado a uma instituição que promove educação. No site corvetteheroes.com é possível ver fotos de cada modelo, ano a ano, e o antes e depois dos que já estão prontos. Curiosidade: o modelo de 1956 (abaixo) foi restaurado especialmente para figurar no episódio em que Jerry Seinfeld entrevista Jimmy Fallon na série Comedians in Cars Getting Coffee (Netflix). Detalhe: é preciso ter residência nos Estados Unidos para poder concorrer a um desses esportivos considerados superclássicos americanos – e um dos mais instagramáveis.

 

(clique na imagem para ampliar)

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.