Casa de Gabriel García Márquez vai virar espaço literário
A casa fica na Cidade do México e foi onde o autor escreveu Cem Anos de Solidão
A casa de Gabriel García Márquez (1927-2014) vai virar espaço literário. O imóvel fica no bairro San Ángel Inn, na Cidade do México, e foi alugado pelo autor entre 1965 e 1967, logo depois de desembarcar no país. A Fundação para as Letras Mexicana (FLM) recebeu a casa como doação de Laura Coudurier, filha do antigo proprietário. O imóvel tem 260 metros quadrados, três quartos, dois banheiros e se mantém na mesma ordem de quando a família García Márquez morava ali.
Uma história saborosa de bastidores faz o espaço parecer ainda mais especial. Gabo atrasou o aluguel da residência em alguns meses e quando o proprietário ligou para cobrar, sua esposa, Mercedes Barcha, disse que o autor estava trabalhando em um novo romance e que lhe pagariam em 9 meses, ao que o proprietário concordou. O romance era justamente Cem Anos de Solidão, lançado em 1967, e considerado sua obra mais importante, e que permitiu que o então editor e redator publicitário pudesse largar tudo para se dedicar integralmente à literatura.
- LEIA MAIS: Museu da Língua Portuguesa reabre em junho
As atividades da casa do vencedor do Nobel de literatura serão coordenadas pelo crítico literário Geney Beltrán, com apoio do escritor Juan Villoro, que pretendem torná-la um espaço criativo para reflexão e diálogo sobre temas relevantes da literatura.
Por Gabriela Neumann
Foto: Divulgação