Bentley celebra centenário com réplicas de carro produzido no pré-Guerra

Modelo de 1929 ganha reconstituição peça por peça e retoma história da montadora

O centenário da Bentley promete uma série de celebrações por parte da companhia britânica. Contudo, nenhuma deve ser tão surpreendente quanto o anúncio da retomada de produção do Team Blower, o carro de corrida utilizado pelo lendário piloto Sir Tim Birkin.

 

 

Com motor de 4 ½ litros, o modelo original foi produzido em 1929 e apenas quatro unidades saíram de fábrica. Os carros foram utilizados em 12 corridas, incluindo a clássica 24 Horas de Le Mans, por Birkin e os chamados Bentley Boys, o icônico grupo de milionários britânicos que se dedicavam ao automobilismo nos anos 1920 e difundiram a fama da marca inglesa.

 

 

Por meio de técnicas de engenharia reversa, a Bentley promete reconstruír 12 unidades do Team Blower. Para chegar às réplicas ideais, a fabricante irá desmontar um dos modelos originais do carro para escanear, catalogar e reproduzir, por meio de imrpessão 3D, todas as peças do automóvel. Os moldes originais do veículo também serão resgatados para o projeto.

 

 

De acordo com a Bentley, a produção das doze réplicas, cujas únicas modificações em relação ao modelo original devem ser relacionadas a regulações de segurança atuais, deve demorar dois anos. Os interessados em levar para casa o lançamento devem entrar em contato diretamente com a Bentley, que divulgará os valores apenas para potenciais compradores.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.