Bancos tradicionais investem em digitalização bancária
Número de transações financeiras realizadas online aumenta entre brasileiros, e instituições estabelecidas, como o Safra, garantem a segurança e boa experiência no ambiente digital.
Um dos acontecimentos mais marcantes da sociedade atual, e que transformou a forma como vivemos, é a digitalização dos processos, o que consiste na realização de ações, que antes eram possibilitadas apenas na esfera física, no meio digital. Gradualmente, fomos nos acostumando com a comodidade e agilidade que a digitalização nos oferece, um processo irreversível. Basta um clique, uma mensagem de texto, e podemos nos comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo. Basta um aplicativo ou site, e podemos comprar passagens aéreas, fazer o mercado, e praticamente, consumir qualquer item. Então não é surpresa que a digitalização, mais cedo ou mais tarde, chegaria a forma que realizamos as transações financeiras.
Ir fisicamente ao banco é algo que demanda tempo – outro elemento raro da atualidade –, mas a digitalização dos mesmos, processo que já vem acontecendo há anos, é a grande responsável por facilitar a rotina financeira da população. Nos últimos dois anos, muito foi acelerado pela pandemia, de forma que se tornou desnecessária a saída de casa para realizar quaisquer transações, e até mesmo, abrir contas bancárias.
Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceira com a TecBan (proprietária do Banco24horas), publicada em agosto de 2021, demonstra que 42% dos brasileiros possuem conta em bancos digitais e, desta parcela, 31% também possuem contas nos bancos tradicionais. Os grandes bancos seguem realizando ações para se tornarem cada vez mais digitais. A melhor forma de educar os clientes e atrair novos é a garantia de segurança nas transações, assim como uma boa experiência para o usuário, e como sempre, a confiança no serviço oferecido.
Ao falar de segurança e confiança, há um banco que é top of mind. O Safra lançou, em fevereiro de 2021, a campanha “Quem Sabe, Safra”, estrelada pela atriz Marina Ruy Barbosa, que já está em sua segunda fase, revelada no último dezembro. Em um movimento bem executado, o banco referência no Brasil e no mundo passa aos clientes que é possível realizar, por meio de seu aplicativo e site, qualquer espécie de transação financeira, e também a abertura de contas, de forma simplificada.
O Brasil de fato caminha para uma digitalização dos bancos de forma segura e eficaz. Segundo a Febraban, houve um aumento de 72% em investimentos relacionados à IA (Inteligência Artificial) nas instituições financeiras em 2019. Já em junho de 2021, a Febraban divulgou novos dados: 51% das transações financeiras realizadas no período de um ano (entre 2020 e 2021) foram realizadas via smartphone, o que totaliza 52,9 bilhões de transações – no período anterior, entre 2019 e 2020, foram 37 bilhões. E você, já aderiu uma rotina financeira digital?
Por Redação