Balenciaga lança estampa de coala em apoio à Austrália

Maison vende via site camiseta e moletom com estampa do animal símbolo do país, que vem sendo consumido por queimadas

Não é o tipo de estampa que espera ver em uma peça Balenciaga, mas é por uma boa causa: o coala fofinho, com cara de emoji, que aparece em um moletom branco e uma camiseta igualmente branca são a forma que a maison francesa encontrou para se posicionar diante das queimadas que vêm castigando o território – e a fauna – australianas desde setembro. 

 

Lançamento com venda exclusiva pelo site da marca, a camiseta e o moletom são unissex e custam, respectivamente, US$ 495 e US$ 850. O valor arrecadado vai ser integralmente destinado a organizações de preservação ambiental australianas, escolhidas por especialistas de sustentabilidade da Balenciaga e de sua detentora, a holding Kering, que já havia anunciado um dia antes a doação de 1 milhão de dólares australianos para a causa.

 

Os coalas tiveram aproximadamente 75% de seu habitat natural destruído pelos incêndios, que já duram meses. Há grave risco de extinção da espécie – 30% deles morreram por causa do fogo. Nas redes sociais houve quem criticasse a marca por criar e vender peças de roupa para ajudar o país, em vez de apenas realizar uma doação direta, já que as mudanças climáticas têm sido citadas como causa das queimadas.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.