Atração turística de mais de mil ano anos vai ao chão na Califórnia

Sequoia de 30 metros de altura e de mais de um milênio não suporta as fortes chuvas da região e cai

Uma das atrações turísticas mais antigas dos Estados Unidos foi ao chão – literalmente. A famosa Pioneer Cabin Tree, na Califórnia, não resistiu ao peso de seus mais de mil anos e acabou destruída ao ir ao solo depois de uma grande tempestade na região.

 

A sequoia gigante, que ficava no Calaveras Big Trees State Park, tinha pouco mais de 30 metros de altura e quase 7 metros de diâmetro. Além dos números superlativos, a árvore chamava a atenção por ter sido a pioneira (por isso o nome) entre aquelas a ter seu tronco perfurado para a passagem de pedestres. O ‘túnel’ foi criado por volta de 1880.

 

A sequoia gigante em imagem registrada nos anos 1930

A sequoia gigante em imagem registrada nos anos 1930

 

Antes que você você conclua, não, o buraco no tronco não influiu para que a Pioneer Cabin Tree fosse destruída. Já no século 19 a árvore teve parte de sua estrutura interna danificada por conta de raios. As raízes já exaustas não suportaram o alto volume de chuvas que cai na Califórnia e, consequentemente, as grandes correntes de água que cruzam o solo.

 

A árvore, segundo uma associação local, caiu no último domingo e derrubou junto um cedro, mas ninguém ficou ferido com o incidente. Agora, essa atração milenar permanecerá no mesmo local, “servindo de refúgio para muitos animais e melhorando a qualidade do soil, ao longo de sua decomposição, para sequoias futuras”, aponta um comunicado.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.