As propagandas infantis mais marcantes (e polêmicas) do Brasil
Bullying, sensualidade ou puro consumismo: comerciais direcionadas ao público infantil foram banidos da TV brasileira ; relembre os mais marcantes
Quem foi criança no século passado sabe da importância da televisão na época. Os programas infantis eram seguidos de propagandas direcionadas que aguçavam a sede, fome ou simplesmente a vontade de comprar. Depois, claro, sobrava para os pais, que tinham que aguentar a choradeira consumista..
Hoje, a maioria deles não poderiam ser exibidos na televisão. Em 2014, uma medida do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente tornou ilegal e abusiva qualquer tipo de publicidade direcionada ao público infantil. A decisão causa polêmica até hoje. Para colocar ainda mais lenha nessa discussão, relembramos abaixo alguns comerciais mais marcantes da época.
Repare como alguns dos vídeos apresentam uma carga sexual muito grande, como é o caso da sensualidade explícita dos “bombons garoto” e da professora do vídeo da Nestlé, que “dorme” com um aluno. Sem contar, claro , a polêmica do calçado da Xuxa, acusado de sexualizar crianças, e a sugestão de bullying com a tesoura do Mickey.
Revendo esses vídeos, qual é a sua opinião sobre a proibição?
Compre batom
Danoninho
Não esqueça a minha Caloi
DDD
Tortuguita
Sandália Love Xu (Xuxa)
Bombons Garoto
Tesoura do Mickey
A professora