Além de “Tudo, em Todo Lugar, ao Mesmo Tempo”: 6 filmes que envolvem o multiverso
Sucesso em 2022, o multiverso é uma teoria que já esteve presente em diversas produções anteriores
Não é preciso ser ligado à cultura pop para saber que o tema multiverso está em alta. Os últimos filmes da Marvel, além da obra “Tudo, em Todo Lugar, ao Mesmo Tempo” – que ganhou 7 Oscars -, são exemplos perfeitos de produções que beberam dessa fonte e despertaram a curiosidade do público.
Mas, afinal, o que é o Multiverso? O termo científico é usado para descrever a possibilidade de que haja mais universos além do nosso, e de que o tempo e espaço que nós enxergamos não é a única realidade existente.
LEIA MAIS:
- Usina Luis Maluf dá início ao Programa de Residência 2023
- Três galerias brasileiras marcam presença na ARCOmadrid 2023
- Valentine’s Day: 7 livros românticos escritos por autores nacionais
A teoria mais aceita pela comunidade científica é a da cosmologia inflacionária, que sugere que no Big Bang o universo se expandiu rapidamente e exponencialmente, criando outros universos. Outra teoria bem aceita é a interpretação dos muitos-mundos da mecânica quântica, que aposta no comportamento da matéria e nas possibilidades das decisões de que cada ser vivo pode tomar, produzindo milhares de resultados.
Edgar Allan Poe, o famoso escritor de romance policial e mestre do terror, foi a primeira pessoa a sugerir que o nosso universo poderia ser um dentre muitos outros num plano infinito. Em seu livro Eureka (1848), Poe antecipou diversas teorias da cosmologia, incluindo o Big Bang.
Engana-se quem acha que a temática começou a aparecer agora nas telas. Confira a lista de produções que abraçam o multiverso.
“Corra, Lola, Corra”
O filme cult alemão fala sobre as realidades alternativas que a protagonista, Lola, vive para conseguir o dinheiro necessário para salvar a vida do namorado.
Ano: 1998
Diretor: Tom Tykwer
Onde assistir: Alugar na Amazon Prime
“O Confronto”
O filme conta com Jet Li viajando entre os mundos para acabar com todas as suas versões, com o objetivo de se tornar a versão mais poderosa.
Ano: 2001
Diretor: James Wong
Onde assistir: HBO Max
“Efeito Borboleta“
Sucesso nas locadoras, longa apresentou um protagonista que conseguia revisitar suas memórias e mudá-las, alterando completamente o futuro – vale lembrar que o filme tem 4 finais alternativos.
Ano: 2004
Diretores: Eric Bress e J. Mackye Gruber
Onde assistir: HBO Max
“Sr Ninguém”
O filme segue Nemo, o último mortal da Terra, que conta a sua vida e nos faz imaginar o que teria acontecido de diferente no mundo se ele tivesse tomado uma decisão diferente.
Ano: 2009
Diretor: Jaco Van Dormael
Onde assistir: Não está disponível em nenhuma plataforma
“Coraline e o Mundo Secreto”
O filme infantil, baseado no livro de Neil Gaiman, explora a teoria de universos paralelos através de uma pequena porta que Coraline encontra em sua nova casa.
Ano: 2009
Diretor: Henry Selick
Onde assistir: Alugar no Youtube
“Coerência”
Coerência aposta na anomalia quântica que divide dois universos entre si quando um cometa passa pela Terra.
Ano: 2013
Diretor: James Ward Byrkit
Onde assistir: Alugar no Youtube ou na Apple TV
Por Marcella Fonseca