Evento mundial para promover os vinhos de Jerez comemora sua décima edição
International Sherry Week acontece de 6 a 12 de novembro em todo o mundo
Comemorada no mundo todo, a International Sherry Week é uma festa para celebrar a riqueza do vinho de Jerez. No Brasil, a décima edição ganha uma agenda movimentada com restaurantes e bares que voltam os seus holofotes para esse vinho fortificado típico da cidade de Jerez de La Frontera, na Espanha.
Promovido pelo El Consejo Regulador Jerez-Xérès-Xeres, o festival conta com eventos de educação e harmonização, além de promover bodegas com todos os estilos dos vinhos: Fino, Manzanilla, Oloroso, Amontillado, PX, Palo Cortado, Cream e Brandy, das bodegas, La Guita, Valdespino , Real Tesoro, Gonzales-Byass, Delgado Zuleta, Fernando de Castilla, Sanchez Romate, La Ina, Hidalgo e Barbadillo.
LEIA MAIS
- Dia Mundial do Veganismo: 16 pratos de origem vegetal que merecem a sua atenção
- 14 restaurantes para aproveitar o Dia Mundial do Macarrão, na cidade de São Paulo
- Vinhos naturais: conceito, história e 6 sugestões de rótulos para começar a beber
Para acompanhar os eventos que acontecem no mundo todo, acesse o site oficial da Sherry Week. A seguir, confira algumas atividades que acontecem em São Paulo.
06 de novembro
15h – Aulão de Jerez online com a sommelière Gabi Frizon, conhecida como “A Louca do Jerez”.
19h – O bartender do Imakay, Kevin Cavalcante, recebe os profissionais Alisson e Alê, do Caledônia e do Boca de Ouro, respectivamente, para um guest bartender onde cada um irá criar um coquetel com o Jerez como ingrediente principal. Um cardápio com petiscos elaborado pelo chef de cozinha do Imakay para harmonizar com os coquetéis inéditos também serão servidos.
07 de novembro
19h – Harmonização de Jereces inéditos no mercado brasileiro com tapas criados pela chef Ligia Karazawa, no Huevos de Oro.
11 de novembro
Das 15h30 às 18h — Primeira Feira de Jerez realizada no Brasil, com a participação das bodegas La Guita, Valdespino, Real Tesoro, Gonzales-Byass, Fernando de Castilla, Sanchez Romate, Delgado Zuleta, La Ina, Barbadillo e Hidalgo. O participante pode provar todos os vinhos expostos na feira.
12 de novembro
Das 12h30 às 17h – Encerramento da Sherry Week no Dr. Costela. O restaurante terá uma parte do salão reservada para o evento, que prevê uma mesa de jereces, música e dança.
Obs: Alguns restaurantes também estão participando do festival com criações especiais de pratos e coquetéis — que serão servidos de 06 a 12 de novembro. Confira a seguir:
Jiquitaia
No Jiquitaia, a semana do Jerez recebe uma carta especial com 7 estilos e mínimo de 14 vinhos com diferentes envelhecimentos.
Cepa
Já no Cepa, o chef Lucas Dante preparou um prato para a semana: carpaccio de curraleiro de abate tardio e molho supreme. Para acompanhar, as sugestões da sommelière Gabrielli Fleming: Sanchez Romate, Fino Perdido; Barbadillo, Oloroso; e Monteagudo Delgado Zuleta.
Maní
No Maní, uma taça de 150 ml de Manzanilla La Guita é acompanhada por uma porção com quatro ostras.
Tuy Jardins
No Tuy Jardins, na compra de uma taça de Jerez Fino Fernando de Castilla, o comensal ganha duas croquetas de Jamón.
Wine Bar Mistral
O Wine Bar terá harmonizações com jereces de vários estilos, com taças de 90 ml. A degustação inclui: meia tábua de jamón e azeitonas, acompanhados com Jerez Manzanilla La Gitana; polenta mole com ragu de linguiça, com Jerez Hidalgo Oloroso Faraón Seco; e mini Crème brûlée, pareado com Jerez Cream Hidalgo.
Enosteria Vino e Cucina
Na Enosteria Vino e Cucina, a semana será agraciada com um menu-degustação completo harmonizado com jereces. O valor, por pessoa, é R$ 249.
Trinca bar
O bar terá um coquetel especial dedicado para a semana do Jerez: o Gin Bamboo, feito com Jerez Real Tesoro Fino, Gin The Botanist, Vermute Dolin Dry, Luxardo Marraschino, Bitter de Laranja e Fat Wash na Manteiga de Cacau.
Por Redação