Onde comer ozoni, o prato da sorte da culinária japonesa
A tradicional sopa feita à base de mochi é consumida durante as festividades do Ano Novo para garantir saúde e prosperidade
O réveillon é um momento marcado por muitas tradições e superstições culturais. Alguns se dedicam na hora de escolher a melhor cor de roupa para passar a virada, enquanto outros se preocupam fortemente com o cardápio da noite — lentilha traz sorte, mas não combina com carne de aves como peru e chester, que ciscam para trás e simbolizam retrocesso e atraso de vida.
Há simpatias para todos os gostos. E é claro que isso não é algo exclusivo do povo brasileiro. Na cultura japonesa, é o ozoni, uma sopa feita à base de mochi, que protagoniza a busca por prosperidade no ano que está por vir. Essa tradição tem origem no século XV, quando o mochi era oferecido aos deuses na noite de Ano Novo e consumido em forma de sopa na manhã do dia seguinte.
LEIA MAIS:
- Marcas e especialistas explicam o destaque do azeite brasileiro nas últimas premiações internacionais
- “Devemos nossos agradecimentos e respeito aos animais”, diz o açougueiro Dario Cecchini
- 27 panetones que merecem sua atenção neste fim de ano
Ao longo das décadas, essa sopa foi ganhando novos ingredientes e criando identidades regionais. É possível até tentar adivinhar de que local do Japão cada família tem origem ao observar quais ingredientes estão presentes em seu ozoni. Vegetais, algas, frango e frutos do mar aparecem frequentemente nas receitas, mas há um consenso que todos seguem: o mochi, que geralmente é cozido no caldo dashi, sempre está presente. Além disso, o importante é criar uma sopa saborosa que garanta saúde, sorte e prosperidade para o ano que se inicia.
No Brasil, país que possui a maior comunidade nikkei fora do Japão, é possível encontrar famílias japonesas preparando o prato típico no início do ano. Já para quem não tem essa cultura em casa – mas tem curiosidade –, alguns restaurantes paulistas se disponibilizaram a servir o ozoni durante a primeira semana do ano. Confira, abaixo, onde encontrar a iguaria:
Aizomê
A premiada chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, servirá o ozoni na primeira semana de janeiro de 2023 — mais especificamente até o dia 8 de janeiro. O prato, que será servido como entrada apenas na unidade da Japan House, tem como base o dashi vegetariano acrescido de gobō, cenoura, acelga, horenso, shiitake, cebolinha e myoga. Diz a tradição que o ritual traz saúde, felicidade e fortuna para o próximo ano.
Serviço: Av. Paulista, 52 – 2o. Andar – Bela Vista, São Paulo
Preço: R$ 28
Ícone Asiático
O restaurante intimista de apenas 16 lugares irá servir o ozoni do dia 4 ao dia 7 de janeiro. Com a experiência de assistir ao preparo da comida no balcão, os comensais podem acompanhar o preparo da iguaria pelos chefs Alexandre Ortigoso e Roberto Satoru, que seguem uma receita feita com caldo Dashi, frango, legumes, naruto ou kamaboku, horenso e mochi.
Serviço: Rua. Fidalga, 79 – Pinheiros – São Paulo/SP – Fone:(11) 2667-6217
Preço: R$ 75 por pessoa
Por Beatriz Calais