Da costura caseira ao sucesso: com a inauguração de uma nova loja, a estilista Mayara Sansana relembra sua trajetória
Mayara Sansana inaugura loja no Shopping JK Iguatemi e conta sobre o início de sua carreira
Em uma das esquinas do segundo piso do Shopping JK Iguatemi, a estilista Mayara Sansana inaugura sua nova loja. Em tons neutros que combinam com as cores das roupas colocadas nas araras, o novo espaço nasce juntamente com a coleção de inverno da marca, que foi batizada de Essência e ressalta a composição de texturas e tecidos sustentáveis. Até então, essa introdução parece apenas noticiar uma novidade para quem acompanha o mercado da moda na capital paulista. No caso de Mayara Sansana, no entanto, há uma história maior por trás da recente inauguração.
À primeira vista, a loja representa um momento de expansão para a marca. Um olhar para o futuro, visto que a empresária tem vários planos em andamento para alçar novos consumidores: estratégias que vão desde a melhoria do serviço de e-commerce até o investimento no mercado de multimarcas e atacado – tudo para que suas peças possam chegar a outros estados. “Já estamos obtendo resultados positivos e essa inauguração é um exemplo disso. O JK é uma ótima vitrine”, destaca.
LEIA MAIS:
- Na trilha do dinheiro: Marco Tullio Forte
- Conheça as 3 brasileiras representantes da Tiffany & Co. no Brasil
- Das páginas às vitrines: a trajetória de Marina Larroudé
O olhar para o futuro é real, mas o que deixa essa história ainda mais valiosa são as lentes do passado. A marca Mayara Sansana – que leva o nome da estilista – nasceu de forma caseira e corajosa: aos 20 anos, após ter trabalhado como vendedora em diversas redes de varejo, Mayara decidiu aproveitar a bagagem adquirida no mercado e abrir o próprio negócio. Com a ajuda da mãe, que costurava suas peças, ela passou a vender dentro de um salão de cabeleireiros em São Paulo.
“Eu comecei apenas com esperança e vontade de fazer acontecer. Não conhecia nenhuma fábrica de produção de roupas, não entendia sobre a demanda necessária nem tinha fluxo de caixa”, recorda. “Realmente comecei do zero. Eu tinha um bom relacionamento com as pessoas por conta da minha expertise como vendedora, então as clientes do salão de beleza simpatizavam comigo e compravam para ajudar. O diferencial é que elas gostavam da qualidade das peças e acabavam comprando mais e indicando para as amigas. Foi assim que eu fui crescendo.”
O talento nato de Mayara para vendas fez com que a marca ganhasse um público fiel, mas isso não significa que a trajetória tenha sido fácil. “Fazer um negócio rodar sem ter dinheiro é uma pressão diária. Todos os dias você precisa lutar para fazer acontecer e não deixar a ansiedade consumir sua mente.” Foi apenas em 2017, depois de mais de dez anos de trajetória, que ela conseguiu abrir sua primeira loja física – que hoje migrou para o Shopping JK Iguatemi. “Após tantos anos de luta, a dificuldade se transformou em desafio. Não penso apenas em sobreviver, mas sim em crescer cada dia mais”, revela.
ESSÊNCIA
Coincidentemente – ou não –, a coleção que apresenta a nova fase da grife Mayara Sansana foi batizada de Essência. Questionada sobre essa escolha, a estilista explicou que sua marca não nasceu para seguir tendências, mas sim para representar sua identidade. “Ela leva o meu nome. Faz sentido que também leve o meu DNA”, reflete. Desde o início, as peças foram criadas a partir de sua visão sobre a moda, que sempre esteve ligada a questões como simplicidade e praticidade. “Eu sempre precisei ser prática na minha vida, então entrego peças versáteis e elegantes por meio da simplicidade. A moda não precisa ser complicada.”
Além de traduzir sua essência, a coleção também representa um papel importante no propósito da marca quanto à sustentabilidade. “Sempre nos preocupamos com o destino das peças após o uso e com a qualidade das fábricas contratadas, mas agora conseguimos aderir a tecidos 100% sustentáveis em todas as peças. Aproveitamos materiais como descarte de algodão e fios de garrafa pet advindos do processo de reciclagem”, explica. “Nosso tecido é mais um pilar de propósito da empresa.”
Após fazer um breve passeio pelas memórias dos 17 anos de marca, Mayara faz questão de celebrar os planejamentos e agradecer aos aprendizados que a amadureceram como empresária e estilista. “Disciplina, responsabilidade e vontade. Trabalhar no varejo fez com que eu aprendesse esses três pilares. Minha atuação como empreendedora vem dessa bagagem”, destaca. “Modéstia à parte, também sou uma ótima vendedora. Amo vender aquilo que produzo. A Mayara Sansana é isso. Todo bom negócio precisa de uma história verdadeira por trás.”
Por Beatriz Calais | Matéria publicada na edição 126 da Versatille