Falcon 6X: um novo conceito de conforto nas alturas

Em seu mais recente lançamento, a Dassault Aviation apresenta um jato que inova em design, comodidade e segurança

Falcon 6X
Falcon 6X (Divulgação)

O novo modelo de jato da Dassault Aviation, empresa aeroespacial com presença em mais de 90 países nos cinco continentes, promete se tornar referência em conforto, desempenho de longo alcance e eficiência de voo. Lançado em dezembro de 2020, o Falcon 6X ganhou o prêmio International Yacht and Aviation Awards (realizado pela revista britânica Design et al, publicada pela organização internacional The Design Society) na categoria de design de interiores.

 

A essência da aeronave, de classe executiva, está justamente em seu design inovador. Espaço é o que não falta na seção transversal com uma fuselagem de 2,58 metros de largura e 1,98 metro de altura – as maiores proporções de qualquer jato de negócios já construído. Com três lounges separados, a cabine estendida tem 30 janelas extragrandes e uma claraboia, que permite ver o céu mesmo estando nas nuvens. A aeronave é capaz de transportar de 12 a 16 passageiros em assentos individuais estofados.

 

LEIA MAIS:

 

Com foco na saúde e no bem-estar dos convidados, um sistema de sensores tecnológicos permite gerenciar temperatura, luminosidade e sonoridade. A iluminação de humor pode variar os padrões de cores de acordo com o tipo de atividade, horário e estação.

 

Interior do Falcon 6X

Além de elegante, o interior do Falcon 6X oferece o máximo de conforto (Divulgação)

 

O conforto também é prioridade para o mobiliário sofisticado, no estilo contemporâneo. Poltronas ergonômicas espaçosas oferecem todas as funções eletrônicas que o viajante precisa durante uma viagem, desde bolsos com carregamento para smartphones e mesas retráteis para refeições até o controle inteligente de todos os sensores citados anteriormente. Tudo isso sem deixar de lado a sensação de amplitude ao adentrar o jato, do segmento ultra-widebody de aeronaves, que pode ser comparado ao tamanho de um apartamento.

 

“A maneira inovadora pela qual nosso estúdio de design concebeu a cabine implica ir muito além de simplesmente melhorar a decoração”, afirma o presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier. “Com uma ampla contribuição dos clientes, nossos engenheiros repensaram todo o processo de desenhar os interiores, com uma abordagem de design sensorial que redefinirá completamente a experiência de voo.”

 

Quanto aos revestimentos, as superfícies estofadas são cobertas de tecidos microperfurados e malhas, feitos por impressora 3D, oferecendo proteção contra micróbios e isolamento acústico. Em viagens a negócios, não é preciso pausar a produtividade, com bagageiro e wi-fi disponíveis do início ao fim do voo. A paleta de cores é neutra, com o propósito de criar uma atmosfera aconchegante e relaxante para longas viagens intercontinentais.

 

Painel de controle do Falcon 6X

O Falcon 6X pode chegar à velocidade de 1.111,32 km/h e 10.086 quilômetros de alcance (Divulgação)

 

O novo modelo tem capacidade de alcance de 5.500 milhas náuticas, conectando rotas distantes com seu motor certificado Pratt & Whitney Canada PW812D. Voe de São Paulo a Londres, de Paris a Tóquio ou de Los Angeles a Moscou sem precisar fazer nenhuma escala. A aeronave pode chegar à velocidade de 1.111,32 km/h e 10.086 quilômetros de alcance. Ela é capaz de realizar pousos e decolagens tranquilos de até 109 nós, promovendo segurança em pequenos aeroportos equipados com pistas curtas e de difícil acesso. O primeiro voo oficial foi feito em março deste ano e a previsão de entrega e certificação está marcada para 2022.

 

O Falcon 6X é uma continuação da família da Dassault Aviation, como um substituto do 5X. Seu tamanho apresenta uma evolução considerável em comparação ao antigo modelo: o charuto do jato foi alongado em 50 centímetros e o volume da cabine foi ampliado em 2,2 metros cúbicos. Com esse aumento, foi possível acrescentar uma janela de cada lado, trazendo uma iluminação interna 30% superior. Os materiais utilizados nos interiores permitiram que seu peso fosse reduzido e, assim, ampliaram sua vida útil.

 

O lançamento, com dois motores, diversifica o perfil da fabricante, conhecida pelos trijatos de sucesso. As asas também foram aperfeiçoadas com o uso de tecnologia flaperon, que combina as funções flap e aileron, para maior controle do voo e agilidade em curvas. O Mach Máximo Operacional (MMO) é de 0.90 e o teto operacional, de 51 mil pés, proporcionando comodidade em grandes altitudes. Em um voo-padrão, a mais de 40 mil pés, a sensação dos ocupantes da cabine será a de uma altitude equivalente a 3.900 pés, segundo a empresa.

 

LEIA MAIS:

 

A Dassault Falcon Jet Corp, subsidiária americana da empresa francesa, será responsável por comercializar a família Falcon de jatos nos países da América do Norte e América do Sul .

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.