10 curiosidades sobre a vida de Coco Chanel
A estilista nasceu no interior da França e aprendeu a costurar em um internato católico para mulheres, onde passou parte de sua juventude
Coco Chanel é um ícone da moda. A estilista tornou-se mundialmente famosa por fundar a marca que leva seu sobrenome. “Para ser insubstituível, é preciso sempre ser diferente”, diz uma de suas frases mais conhecidas. Sua trajetória é repleta de curiosidades e, nos 50 anos de sua morte (datada no dia 10 de janeiro de 1971), listamos dez fatos inesperados sobre sua vida. Veja a seguir:
LEIA MAIS
- Amarelo e cinza: inspire-se nas famosas que já usaram as apostas da Pantone para 2021
- Dior apresenta bolsas da coleção verão 2021 para o ready-to-wear
- Lançamentos da TAG Heuer que precisam marcar presença na sua lista de presentes de natal
1. A estilista ganhou respeito e visibilidade ao longo da carreira, mas sua origem não é das mais afortunadas. Nascida no interior da França, ela era filha de uma lavadeira que morreu de tuberculose e um vendedor de roupas que abandonou a família.
2. Após a morte de sua mãe, aos 12 anos, ela foi levada a um internato católico para mulheres, onde passou parte de sua juventude e aprendeu a costurar.
3. Aos 18 anos, decidiu morar em uma pensão exclusiva para jovens católicas, onde aprimorou suas habilidades de costura.
4. Embora seja conhecida como Coco, seu nome de nascença é Gabrielle. O apelido emblemático surgiu na época em que ela se apresentava como cantora em cabarés, cunhado por soldados franceses por volta de 1905.
5. Sua carreira como estilista profissional começou por meio do desenho de chapéus. Com a ajuda de um admirador de seu trabalho, ela abriu sua primeira loja em Paris, em 1913. À medida que foi ganhando popularidade, ela também passou a vender roupas.
LEIA MAIS
- Por que os sapatos Louboutin têm o solado vermelho e são tão desejados?
- Maxi brincos: inspire-se nas famosas e deixe seus looks ainda mais poderosos
- The Crown: 4 looks luxuosos que foram reproduzidos na série
6. O “Little Black Dress” (“vestidinho preto”, em tradução livre) foi uma criação da estilista, que tinha a cor como sua favorita. Ela criou o modelo nos anos 1920, com o propósito de ser acessível e prático.
7. Coco Chanel criou seu primeiro perfume em 1921. O Chanel n° 5 foi a primeira fragrância no mundo a levar o nome de um designer. O número 5 foi escolhido pois uma vidente disse que esse era seu número da sorte.
8. Além de serem elegantes, os desenhos da estilista eram confortáveis e práticos, colaborando para que as mulheres se livrassem dos espartilhos. Outra tendência que ela criou foi a de encurtar as saias, para que tornozelos pudessem ser vistos.
9. No dia 10 de janeiro de 1971, após fazer uma caminhada com a amiga Claude Baillen, Coco Chanel morreu em sua cama no Hotel Ritz, em Paris, onde morou por mais de 30 anos. Suas últimas palavras para a faxineira Celine foram: “Veja bem, é assim que se morre”.
10. Ela foi enterrada em sua roupa favorita: um terno bege e branco decorado com os botões dourados icônicos da marca.
Por Mattheus Goto