Lendário designer italiano Enzo Mari morre aos 88 anos
O artista venceu cinco vezes um dos maiores prêmios de design do país, o Compasso d'Oro
Por Gabrielle Torquato
Morreu nesta segunda-feira, dia 19 de outubro, uma das maiores lendas do design italiano. Enzo Mari estava internado no hospital San Raffaele de Milão, mas faleceu nesta manhã aos 88 anos. A notícia foi divulgada pelo diretor da La Triennale da Milano Foundation, Stefano Boeri, através de sua conta no Twitter. Ele escreveu: Adeus, Enzo. Você vai como um gigante.
LEIA TAMBÉM:
- Sotheby’s vai leiloar obra raríssima de Sandro Botticelli em janeiro
- Designer da Louis Vuitton dará US$ 1 mi em bolsas de estudos para negros e negras
- Jader Almeida ganha três iF Design Award 2020
- Designer italiano injeta estilo em voos da Turkish Airlines
- Design: Charles e Ray Eames
O designer trabalhou para grandes marcas italianas e internacionais, como: Artemide, Danese, Zanotta e Driade. Criou mais de 1,5 mil objetos, entre eles a bandeja Putrella, a cadeira Delfina e cadeira Mariolina.
Suas obras foram expostas nos principais museus de arte e design do mundo. Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma, o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Triennale, onde, por coincidência, está acontecendo uma mostra com a retrospectiva da carreira do artista. Todos os seus arquivos e atividades desenvolvidas durante os anos de 1952 e 2015 foram doados por Mari para a cidade de Milão.
“A acuidade, engenhosidade, curiosidade, paixão e dedicação de Mari o tornaram um dos designers e ativistas de design mais atraentes do nosso tempo. Ele defendeu o ambientalismo, os direitos dos trabalhadores e a responsabilidade social do design, muito antes de essas causas entrarem na moda”, disse Alice Rawsthorn, curadora de design.