Plataforma converte doações de artigos de luxo em auxílios sociais

A união entre fashionistas conscientes e instituições brasileiras beneficia o meio ambiente e centenas de famílias afetadas pela pandemia

Por Maria Alice Prado

 

Graças às tendências sociais e sustentáveis demandadas pelas novas gerações, a moda consciente passou de um diferencial a um pré-requisito. O sapato de grife parado há tempos no seu guarda-roupa pode ser o desejo de uma pessoa. Mas, mais importante ainda, o valor de uma doação gerada por ele pode ser essencial para a sobrevivência de outras. Antenada nessas ideias, a joalheira e artista brasileira Ana Khouri desenvolveu o Projeto Ovo, que promove a conexão entre fashionistas e organizações que assistem populações carentes.

 

O Projeto Ovo nasceu em 2014 e ganhou ainda mais força neste ano de pandemia, carregado de crises. Desde março, a iniciativa já arrecadou R$400.000,00 – destinados ao enfrentamento do Covid-19, auxiliando diretamente famílias e causas sociais e ambientais no Brasil.

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Projetada como uma plataforma de vendas pelo Instagram, a iniciativa expõe roupas e produtos disponíveis, recebidos por meio de doações. Com a efetivação da compra, os doadores enviam os itens diretamente para o portador, e 100% do valor é revertido para uma das 12 instituições brasileiras participantes.

 

Nomes como Gerando Falcões, União SP, Redes da Maré, Casa do Rio, Greenpeace Brasil, Hospital Israelita A. Einstein e Childhood Brasil estão na lista das organizações beneficiadas. Segundo o Projeto, além de estimular o reuso e a sustentabilidade na moda, a transparência é outro pilar fundamental: todos os comprovantes de doação feitos às instituições são postados, bem como os recibos emitidos ao final de cada mês.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ana Khouri, idealizadora do projeto

 

Fotos: Reprodução/Divulgação Projeto Ovo e Ana Khouri

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.