5 filmes para reviver os anos 1980 nos momentos livres da quarentena
Relembre os sucessos que marcaram a década e se tornaram verdadeiros ícones da cultura pop
A falta de contato físico proporcionada pelo isolamento social tem despertado, em boa parte das pessoas, um forte sentimento de nostalgia. Diariamente, acompanhamos lives no Instagram de músicos cantando canções antigas, partidas de futebol de décadas atrás, jogos de tabuleiro que há tempos não saíam do armário e, também, a busca pelos filmes favoritos de muitos anos.
Quer fazer uma viagem ao passado por meio do cinema? VERSATILLE preparou uma lista com 5 filmes que marcaram os anos 1980! Relembre a década que praticamente criou um novo gênero do cinema, seja pelos característicos efeitos especiais, ou pelas inocentes histórias de amor. Aproveite!
De volta para o futuro (1985)
Clássico da ficção científica dos anos 80, De volta para o futuro acompanha as aventuras do jovem Marty McFly (Michael J. Fox), que é jogado de volta aos anos 50 quando um experimento de seu excêntrico amigo cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) dá errado. Viajando no tempo em um DeLorean modificado, que por conta do filme foi consagrado como um dos carros mais emblemáticos de todos os tempos, Marty encontra versões jovens de seus pais e deve garantir que eles se apaixonem, senão ele mesmo deixará de existir. O elenco composto por duas gerações tão diferentes unido a brincadeiras sobre predestinação, entrega uma das tramas mais clássicas da cultura POP.
Curtindo a vida adoidado (1986)
Todo adolescente, se já não matou aula, um dia já sonhou em dar aquela escapada da escola para se divertir com os amigos. É o que vive Ferris Bueller, um verdadeiro mestre em enganar os outros em Curtindo a vida adoidado. Interpretado pelo carismático Matthew Broderick, o filme atravessa uma inesquecível aventura de Ferris, sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari pela cidade de Chicago. Mais do que um dos mais marcantes filmes dos anos 80, dirigido pelo mestre John Hughes, a trama faz uma grande alusão à infância e adolescência da geração que cresceu vendo Ferris Bueller se aventurar na Sessão da Tarde.
Os Goonies (1985)
Um grupo de crianças descobre um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição das casas do bairro em que vivem. Eles são os Goonies e vão enfrentar esta grande aventura repleta de desafios! Por ter um enredo mais infantil, Os Goonies é a escolha perfeita para matar a saudade dos tempos de criança e também assistir com os filhos em casa na quarentena. Curiosidade: 35 anos após o lançamento deste clássico dos anos 80, a Amblin Television está trazendo de volta a franquia em forma de série, que vai contar a história de um grupo de jovens aspirantes a cineastas que pretendem criar um remake da versão original do filme.
Uma Noite de Aventuras (1987)
Esta aventura misturada com ação e comédia conta a história de Chris Parker, que após ter de cancelar os planos com seu namorado para trabalhar como babá, acaba caindo numa trama repleta de furadas. O que prometia ser uma noite totalmente tediosa se transforma numa incrível jornada após Chris receber uma ligação de sua melhor amiga (Penelope Ann Miller) pedindo ajuda, o que a faz ter de levar as crianças junto. O resultado é um clássico juvenil com ritmo ágil e inteligente.
Namorada de Aluguel (1987)
Neste filme dirigido por Steve Rash, Patrick Dempsey – sim, o galã Derek Shepherd de Grey’s Anatomy – vive o adolescente nerd Ronald Miller em um clássico romance de colegial norte-americano. Quando Ronald resgata a líder de torcida Cindy Mancini (Amanda Peterson) da uma punição dos pais, o jovem adolescente concorda em pagar a roupa de US$ 1.000 sob uma condição: que ela agirá como se fossem um casal por um mês inteiro. À medida que os dias passam, Cindy cria sentimentos por Ronald, tornando-o popular. Clássico filme adolescente, Namorada de Aluguel traz à tona o questionamento de que valor tem a popularidade quando, em troca, nos afasta de quem realmente amamos.
Por Maria Alice Prado
Fotos: Reprodução