#Coronavirus: Universidade no Japão faz formatura a distância com robôs
Em Tóquio, a universidade usou robôs Newme e reunião no Zoom para realizar o evento
A Universidade de Negócios de Tóquio não pôde reunir seus alunos nem o corpo docente completo para realizar a tradicional cerimônia de formatura, tudo por conta da pandemia do novo coronavírus. Para não deixar os formandos órfãos do importante ritual de entrega do diploma, a escola buscou uma saída inusitada: realizou uma cerimônia virtual com robôs acionados por controle remoto e equipados com um aplicativo de videochamada.
Os robôs Newme são acionados remotamente, com avatares customizáveis – o mesmo modelo é usado em visitas online em museus. Durante a cerimônia, feita com poucos alunos por vez, cada formando conectado ao app Zoom dava “vida” a um robô vestido com beca e capelo, com direito a rosto no monitor. E, assim, interagiam com o diretor e entre si.
O evento foi parcialmente virtual pois alguns membros da administração estavam presentes, como o diretor da universidade, Omae Kenichi, que após o discurso chamava os alunos pelo nome e aguardava, no palco, o robô ir em sua direção.
Por Gabriela Neumann
Foto: Divulgação