24 dicas culturais para aproveitar bem seu tempo durante a quarentena

De livros a drinks, passando por séries e podcasts, uma série de sugestões feitas por gente que sabe das coisas

A recomendação da OMS para combater a pandemia do coronavírus é clara: isolamento social. Virou até hashtag: #fiqueemcasa e #ficaemcasa fazem sucesso nas redes sociais. Há muito o que ver e fazer. Procurando dicas? Preparamos uma lista com ideias de entretenimento para o período, sugeridas por quem entende de cada assunto.

 

Filmes – por Marina Person (@marinaperson), do Canal Arte1 

1. Morte em Veneza (foto acima)
Esse clássico do cinema é baseado no livro de Thomas Mann. O compositor Gustav viaja a Veneza para buscar paz, mas é onde se dá o início de seus conflitos quando se apaixona por Tadzio.

 

2. Um Estranho no Ninho
A trama se desenvolve quando o criminoso Randall McMurphy (Jack Nicholson) é mandado para um hospital psiquiátrico com pessoas mentalmente instáveis.

 

3. Todos os Homens do Presidente
Vencedor do quatro Oscars em 1977, o filme conta a história de dois repórteres rivais do Washington Post que pesquisam um roubo em 1972 da sede do partido democrático, descobrindo o caso Watergate.

 

Dica da redação: Plus One
Nesta comédia com Maya Erskine e Jack Quaid, dois amigos solteiros fazem um pacto para sobreviver à temporada de casamentos: devem ir juntos a todas as cerimônias para as quais receberem convite.

 

Livros – por Pedro Pacífico, influencer cultural pelo perfil @book.ster do Instagram

Estilos variados, autores idem. Pedro indicou em seu Instagram cinco títulos para a quarentena. Entre as dicas estão: 

1. Morte no Nilo, de Agatha Christie

O detetive Hercule Poirot tenta montar o quebra-cabeça de uma morte inesperada em um cruzeiro pelo rio Nilo.


2. Educated (A Menina da Montanha), de Tara Westover

Educated já recebeu elogios de Barack Obama e Bill Gates. Livro de memórias de Tara Westover, autora e historiadora americana, que pisou em uma sala de aula aos 17 anos pela primeira vez e conquistou o doutorado em Cambridge.

 

Séries – por Thiago Pasqualotto, influenciador digital (@thiago_p)

1. Insecure, da HBO
É o tipo de série pela qual você vai se encantando aos poucos. Os personagens são muito reais e sempre me causam crises de riso… Tem comédia, tem drama e tem a Issa Rae fazendo o seu Sex And The City Black ser apaixonante. Já tô até cantando rap no espelho do banheiro.

 

2. Fleabag, da Amazon Prime
Os 6 prêmios Emmys para Fleabag, escrita e estrelada por Phoebe Waller-Bridge (também criadora de Killing Eve), me fizeram maratonar toda a série em 2 dias. A comédia britânica é divertida, mas também cheia de picos dramáticos. Dá pra se identificar fácil com essa mulher que não se encaixa em nenhum rótulo.

 

3. Modern Love, da Amazon Prime (foto acima)
Série sobre diferentes histórias de amor em oito episódios. Todas baseadas em casos reais, escritas para a coluna de mesmo nome do The New York Times. Já faz um tempo que não acredito no amor que tentam vender pra gente… Hoje a metade da sua laranja pode ser um amigo que te escutou. Amanhã a azeitona da empada pode ser a sua mãe… Seu filho. Ontem a tampa da panela foi o seu porteiro e você nem percebeu… nem agradeceu! E muitas vezes a cereja do seu bolo é você mesmo! Muita gente traz sentido às nossas vidas todos os dias e DEUS ME LIVRE colocar essa responsabilidade nas costas de um “amor qualquer”.

 

4. Special, da Netflix

A apaixonante Special mostra a trajetória bem humorada de um jovem gay com paralisia cerebral. A sensibilidade dos personagens, a genialidade do roteiro e os episódios curtinhos (15 minutos) dão a sensação de um abraço afetuoso.

 

Podcasts – por Miriam Spritzer (@mispritzer), jornalista colaboradora da VERSATILLE em Nova York

1. Debates Inúteis
Alvaro Leme (diretor de conteúdo da VERSATILLE), Thiago Pasqualotto e Melina Harden discutem temas que dividem opiniões nos episódios que saem semanalmente.

 

2. Guilty Feminist (em inglês; foto acima)
A autora da comédia Say My Name, Deborah Frances-White grava semanalmente este podcast de comédia ao vivo com plateia. Deborah e seus convidados discutem tópicos enquanto confessam inseguranças – e garantem uma boa risada.

3. Vida de Solteiro
Também de comédia, o elenco Duda Garbi, Bárbara Saccomori, Ariel Bernandes e Vini Moura falam sobre relacionamentos, vida de solteiro e de namoros.

 

Dica da redação: Donos da Razão
Com pegada jovem, a jornalista e youtuber Foquinha e o jornalista e roteirista André Brandt são um casal gente como a gente. Além da vida dos dois, o podcast fala sobre entretenimento e relacionamentos com muito bom humor.

 

Apps – dicas da redação

1. Exercícios

BTFit – o aplicativo do grupo Bodytech é grátis, com versão paga, e traz treinos para fazer em casa ou na academia.

 

2. Meditação
Zen: Meditation & Sleep – App de meditação e relaxamento, ótimo para meditar e também para acalmar, como em noites de insônia.

 

3. Fotos
Slidebox by Photomyne – Um app que escaneia negativos de fotos analógicas. Para organizar – finalmente – todos as fotos que contam a história da sua vida e da sua família.

 

Perfis do Instagram – dicas da redação

Pessoas de jeans na quarentena: o que vocês estão tentando provar

Criado por ocasião da pandemia, o brasileiro @coisasprafazernaquarentena tem quase 59 mil seguidores acompanhando as dicas sérias que são acompanhadas de memes pra lá de debochados.

 

Com quase 24 mil seguidores, o @quarantined.s é puro entretenimento: o perfil se propõe a postar memes sobre o assunto do momento. Em inglês (foto acima).

 

Biólogo, Atila Iamarino tem ganhado visibilidade por explicar a pandemia com dados científicos. Seu perfil, @oatila, tem mais de 400 mil seguidores.

 

Receitas com charme

1. Lena Mattar (@lenamattar)
A assessora de comunicação gastronômica Lena Mattar ensina receitas em seu site. Tem dicas para o café da manhã, saladas espertas, pratos charmosos e diferentes como o elegante bolo de earl grey e blueberries da foto acima.

 

2. Mohamad Hindi (@mohindi)
Mohamad Hindi participou do Masterchef em 2014 e hoje faz sucesso com o seu canal do YouTube, com mais de 1 milhão de inscritos, onde ensina receitas fáceis – e às vezes nem tanto. Neste período de quarentena, ele ensina a fazer compras espertas e receitas apropriadas.

 

Drinques

Boulevardier / Crédito: Ricardo D´Angelo

1. Boulevardier por Ana Paula Ulrich, Head Bartender do Palácio Tangará
40 ml uísque
30 ml Campari
30 ml vermute tinto
Mexer, servir no copo baixo com gelo. Use casca de laranja ou outro cítrico para perfumar o coquetel

 

Mulher de Fases

 

2. Mulher de Fases por Roger Bastos, Chefe de Bar do Yoo2 Rio
50 ml de vodca
4 morangos
2 gotas de pimenta Tabasco
15 ml de xarope de açúcar (misturar 50 g de açúcar refinado em 50 ml de água até virar um xarope líquido)
30 ml de suco de cranberry
15 ml de suco de limão taiti

 

 

Por Gabriela Neumann

Fotos: Reprodução Instagram (@closerandcloserco) e Divulgação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.