Teatro que sedia Festival de Cannes se torna abrigo para sem-teto
O Palais de Festivals acolhe até 70 pessoas por noite e oferece comida, camas e entretenimento para os moradores de rua
A cidade de Cannes, na França, é conhecida por sediar o Festival Internacional de Cinema de Cannes. O Palais de Festivals é palco para o evento que recebe famosos do cinema mundial, e que foi adiado por causa do surto de coronavírus. O cenário por lá agora é outro: no lugar de celebridades, o teatro tem recebido moradores de rua.
O Festival de Cannes estaria acontecendo entre os dias 12 e 23 de março, mas foi adiado para junho devido ao surto que tem castigado alguns países europeus. Há uma semana, o presidente francês Emmanuel Macron recomendou o isolamento social para todos os franceses – cerca de 12 mil deles são sem-teto.
O abrigo recebe de 50 a 70 pessoas em situação de rua e toma medidas de prevenção contra a contaminação da Covid-19. Quando chegam, os moradores de rua são levados à uma espécie de triagem onde têm a temperatura medida, em busca de sintomas. Caso a pessoa esteja bem, ela pode usufruir de chuveiros, alimentação e de sala com TV e jogos. Em outra sala, camas estão montadas para que o grupo possa passar a noite. O abrigo ainda conta com quatro canis que acolhe os animais das pessoas em situação de rua.
Por Sofia Tremel
Foto: Reprodução Instagram