Olimpíadas: Tóquio 2020 será adiado devido ao surto do coronavírus
O evento deve ocorrer em 2021, segundo o membro do Comitê Olímpico Internacional Dick Pound
Mais um desfalque no mundo esportivo devido à pandemia da COVID-19: A Olimpíada de Tóquio de 2020 acaba de se tornar o último grande evento esportivo a ser adiado. Um dos membros mais influentes do Comitê Olímpico Internacional (COI), Dick Pound, afirmou que os jogos não acontecerão mais em 2020, mas ainda não há data certa para a remarcação – é provável que os jogos aconteçam em 2021. Os detalhes e planos a serem traçados devem ser resolvidos durante as próximas quatro semanas.
Há poucos dias, o Canadá e a Austrália já tinham divulgado que não enviariam seus atletas para os Jogos em Tóquio caso não fossem adiados. As especulações sobre um possível atraso ou cancelamento definitivo dos Jogos começaram a ganhar força nas últimas semanas com o aumento significativo no número de infectados pelo vírus.
Além das preocupações acerca da disseminação do vírus tanto para os atletas, as equipes e o público durante os Jogos, a COVID-19 causou grandes interrupções nos treinamento de atletas e nos eventos preliminares de qualificação. As federações de atletismo dos EUA e de natação dos EUA, por exemplo, já haviam solicitado o adiamento das Olimpíadas em um ano para minimizar os riscos e atender as necessidades dos atletas envolvidos.
Outras grandes organizações esportivas adiaram suas temporadas em meio a preocupações com o surto, incluindo NBA, NHL, MLS e MLB.
Por Maria Alice Prado
Fotos: Reprodução Instagram