Jader Almeida participa de abertura de mostra da Sollos

Exposição anual da Sollos traz portfólio renovado e primeira coleção para área externa assinada pelo designer

A capital paulista está recebendo mais uma vez a tradicional exposição da Sollos, fabricante de móveis e objetos para casa, cujo diretor criativo é o designer Jader Almeida. A edição 2020 do evento tem como objetivo expor o portfolio completo da marca, incluindo uma nova linha de móveis. Ao todos, são mais de mil peças divididas em 25 ambientes diferentes. Aberta ao público, a exibição acontece até o dia 8 de abril na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo.

 

 

 

 

A novidade da mostra 2020 é a primeira linha de móveis externos assinadas pelo designer premiado (acima e abaixo). As peças foram projetadas para espaços integrados — uma transição do interno e externo. A linha apresenta cadeiras, poltronas, bancos, mesas e para-sol. Ele explica que para esta e outras coleções buscou combinar beleza e conforto. “Forma e função andam sempre juntas no design, não tem como dissociar. Tem uma célebre frase de Ludwig Mies van der Rohe, grande mestre do design, que fala que a arquitetura começa a partir do momento que a técnica é superada, aí começa a verdadeira a arte”, explica.

 

 

Já as peças que integram o portfólio recebem uma atualização de Almeida – ele as revisa de perto e sempre dá um jeito de alterar algo, mesmo que mínimo. O designer conta que essa prática “é uma adição de camadas”. “Nós nos alteramos o tempo todo, mudamos os gostos, trocamos de casa. Os produtos são a mesma coisa. Aquilo que não está em expansão está morrendo”, disse ele em entrevista à VERSATILLE.

 

 

 

Catarinense, Jader Almeida coleciona mais de 50 prêmios. O primeiro foi em 2008, pela cadeira Bossa, no 22º Prêmio Museu da Casa Brasileira. “Antes eu buscava pelos prêmios, mas agora vejo que isso deve ser visto como uma consequência do trabalho bem elaborado. É claro que é muito importante, porque é um reconhecimento, mas não que isso seja determinante ou condicionante”, encerra.

 

 

 

Por Gabrielle Torquato 

Fotos: Divulgação e reprodução Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.