Tesla desenvolve tecnologia para que carro saia do estacionamento sozinho
Os carros da montadora já estacionam sozinhos. Agora Elon Musk quer que eles saiam da vaga e encontrem seu motorista
Elon Musk busca colocar tecnologia e inovação em tudo o que faz. E surpreende, sempre. A novidade da sua montadora Tesla é o desenvolvimento de um sistema de piloto automático com função reversa, capaz de tirar o veículo da vaga e encontrar seu motorista. Caso não tenha ficado claro: esse trecho é feito sem que ninguém esteja dirigindo.
A novidade faz parte da atualização do Hardware 3, tecnologia que integra a inteligência artificial na pilotagem automática e o mapeamento 3D da Tesla. A função Smart Summon, lançada em 2017, faz parte do HW3 e permite que o motorista programe seu carro no aplicativo da Tesla para que se autoestacione.
- LEIA MAIS: BMW muda identidade visual com novo logo
Elon Musk anunciou a funcionalidade Reverse Summon via Twitter. Segundo ele, a tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas muito próxima de ser implantada. O motorista pode “chamar” seu carro de qualquer ponto num raio de até 61 metros da vaga, e ele então vai ao encontro do dono. A ideia é que o recurso ajude em dias de chuva, pressa e no transporte de cargas pesadas.
O desafio da nova tecnologia é lidar com padrões diferentes em relação às dimensões dos veículos vizinhos, assim como o dos estacionamentos, que delimitam espaços diferentes entre as vagas. Outra programação a considerar é o caminho entre a vaga e a porta da garagem, que também tem diferentes proporções. A missão da montadora é organizar o programa para que ele seja seguro, preciso e inteligente.
Por Sofia Tremel
Fotos: Reprodução Instagram