Itaú Cultural homenageia arquitetura de Rino Levi

A exposição faz parte da 49.ª edição da série que destaca a vida e obra de grandes criadores

Seguindo a linha de homenagear importantes arquitetos brasileiros, o Itaú cultural anunciou que a partir do 29 de abril irá contar a história da carreira de Rino Levi, um dos pioneiros da arquitetura brasileira e o primeiro a abrir um escritório no país, em 1927. A exposição contará com croquis, maquetes, fotos e recortes de jornais selecionados pelos curadores Tânia Rodrigues e Renato Anelli.

 

 

A arquitetura de Levi é facilmente identificável. Além da beleza e do conforto, o arquiteto prezava pelos detalhes. Ao desenhar o Hospital Israelita Albert Einstein (1958), por exemplo, uma das preocupações do urbanista foi se certificar de que o sistema de circulação de ar seguia os critérios científicos para evitar contaminações entre os pacientes.

 

 

A mesma preocupação se nota ao analisar o projeto do Banco Sul-Americano do Brasil (hoje sede da agência do Banco do Itaú) na Paulista. Levi queria controlar a incidência direta da radiação solar e, para isso, usou brises, que além de dar um toque elegante ao prédio, também realiza o controle de luz. Ideias completamente inovadoras para sua época.

 

 

Em sua carreira, Levi experimentou todas as vertentes. Criou tanto residências de luxo quanto espaços culturais paras as massas. Entre cinemas e teatros, um projeto que vale a pena citar é o Teatro Cultura Artística, que exibe uma das fachadas mais bonitas de São Paulo.

 

 

 

 

Por Gabrielle Torquato 

Fotos: Reprodução do Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.