Grupo Corpo vai criar coreografia especial para Gustavo Dudamel

Companhia mineira de dança começa a criar os passos em março, a partir da melodia da obra do argentino Alberto Ginastera

O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil, tem mais uma conquista importante para integrar os seus 45 anos de carreira: um convite de Gustavo Dudamel para a criação de uma coreografia especial. O venezuelano Dudamel é regente titular da Orquestra Filarmônica de Los Angeles e encomendou ao grupo a criação de uma coreografia a partir da melodia da peça Estancia, do compositor argentino Alberto Ginastera, de 1941. Uma das peças favoritas de Dudamel, a nova coreografia vai ser apresentada em quatro sessões em outubro, na sala principal do Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles.

 

 

 

 

Dudamel é conhecido pela criação de trabalhos que envolvem inclusão social por meio da música, com alta qualidade artística – o que conversa perfeitamente com os princípios do Grupo Corpo, uma companhia que destaca as raízes da cultura brasileira. Essa junção de interesses – a mescla do popular e do erudito – é o tempero que une o trabalho desses dois expoentes da música e da dança.

 

Dudamel na Accademia di Santa Cecilia

 

A coreografia começará a ser elaborada no início de março, quando Dudamel e o grupo se encontram para organizar os detalhes. No entanto, não será um trabalho fácil para o grupo: a primeira questão técnica a resolver é o espaço que os bailarinos poderão ocupar no palco, já que será dividido com os músicos da orquestra. Além disso, a coreografia da peça original vem do balé clássico e forte, por isso vai exigir várias camadas para alternar momentos de intensa movimentação com os declamados. Um respiro para criarmos grandes expectativas: o do diretor artístico do Corpo, Paulo Pederneiras, declarou que o grupo não tem restrições para criar, Dudamel declarou: “pode tudo”.

 

 

Grupo em apresentação do espetáculo “GIL”

 

 

Por Maria Alice Prado

Fotos: Reprodução Instagram @grupo_corpo e @gustavodudamel

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.