Vilarejo na Áustria atrai turismo de fãs de Frozen

E sofre um pouco, também. Hallstatt, de apenas 780 habitantes, recebe em média 1 milhão de pessoas por ano desde o lançamento do primeiro filme

Frozen é a animação mais bem-sucedida da Disney – e dos produtos licenciados da marca. A estreia de Frozen II, continuação das “aventuras congelantes” de Elsa e Anna chegou aos cinemas no início do ano, e reacendeu a magia nos seus milhões de fãs. Por conta disso, muitos deles devem se dirigir a um vilarejo na Áustria. Motivo: desde que o primeiro longa foi lançado, em 2013, os aficcionados por Frozen decidiram que Hallstatt é Arendelle – o reino do desenho – sobre a Terra.

 

Em 2019, brasileiros mudaram a rota de destinos de luxo preferidos

 

O vilarejo tem menos de 800 habitantes e fica aos pés de montanhas e um enorme lago, assim como na animação. A torre da igreja e até uma cascata de água (que aparece bastante no segundo filme) reforçam a semelhança com o cenário. Tudo fica ainda mais mágico durante o inverno, quando a neve e o lago congelado proporcionam uma experiência quase imersiva no filme.

 

 

O número de turistas é crescente e traz preocupação para os habitantes: em 2014, cerca de 8 mil ônibus visitaram a cidade. Em 2019, foram mais de 21 mil. O vilarejo recebe cerca de 1 milhão de pessoas anualmente e sofre um pouco com isso – apesar de educados, os turistas acabam apenas dando uma “passadinha”. A partir de 2020, Hallstatt vai começar a controlar o número de visitas, ao mesmo tempo em que vai procurar alternativas para incentivar que os visitantes fiquem mais tempo na cidade e, assim, fortaleçam o comércio local.

 

(clique nas imagens para ampliar)

 

 

Por Gabrielle Torquato

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.