Vá Lá: Didi Wagner indica passeios imperdíveis em Israel
A apresentadora e viajante profissional dá cinco dicas – bem, no caso dela, podemos chamar de DIDIcas – para quem planeja conhecer o país, que visitou na temporada mais recente de seu programa de televisão
NEVE TZEDEK + BRUNCH NO NORMAN HOTEL
Por ser uma cidade litorânea, muitas pessoas que vão para Tel Aviv procuram se hospedar de frente para a praia. Faz sentido. Mas, na minha opinião, um dos hotéis mais bacanas é o Norman. Fica um pouco afastado do mar – em compensação, próximo de Neve Tzedek, bairro repleto de boas lojas e restaurantes. A rua central se chama Shabazi e ali estão as duas lojas de sorvetes Anita – uma de gelato e outra de frozen yogurt, ótima opção para os intensos meses de verão. O Norman tem o melhor brunch das redondezas, que em Israel ocorre às sextas e aos sábados. Mesmo que não se hospede lá, vale a pena fazer uma reserva para curtir a refeição em uma das mesas ao ar livre.
HOMUS NO ABU HASSAN
Muitos restaurantes de Israel disputam o título de melhor homus do país – mas este certamente está entre os melhores. Se você se arriscar a falar duas ou três palavras em árabe, vai ganhar a simpatia dos atendentes. Fique esperto com o horário. Todos os dias o restaurante faz uma quantidade do produto e, quando acaba, simplesmente fecha as portas e só reabre no dia seguinte.
CABELOS AO VENTO NO PATINETE
Tel Aviv soube incorporar muito bem os meios de transporte alternativos ao seu cotidiano. Os motoristas já se acostumaram a compartilhar as vias com pedestres, ciclistas e usuários de patinetes – aliás, situação desejável em todo grande centro urbano, não é? Vale a pena baixar o app da Bird e alugar um patinete. O Boulevard Rothschild – uma das principais avenidas da capital israelense – tem uma praça central com ciclovia longa e arborizada. Mas a melhor opção é passear no calçadão da praia apreciando o visual e o Mar Mediterrâneo.
CESAREIA
Esta é uma #didica mais turística, mas ainda assim superválida. No meio do caminho entre Tel Aviv e Haifa, às margens do Mar Mediterrâneo, fica esta antiga cidade portuária que tem incríveis ruínas romanas (como um aqueduto e um teatro) datadas da época do rei Herodes.
THE ISRAEL MUSEUM
Este museu, em Jerusalém, é imperdível. Além de um belo acervo de arte contemporânea e mostras sazonais interessantes, é ali que fica o Santuário do Livro, prédio de arquitetura peculiar feito para abrigar os Manuscritos do Mar Morto.
VÁ LÁ por Didi Wagner | Matéria publicada na edição 112 da Revista Versatille