Relógio suíço alcança lance recorde em leilão beneficente

Relógio de pulso com 20 funcionalidades foi arrematado por 128,740 milhões de reais no evento Only Watch, em Genebra

Levou dois anos, mas o recorde da venda de um relógio de pulso finalmente foi batido. No sábado (9/11), o Grandmaster Chime da Patek Philippe saltou do valor inicial de cerca de 3 milhões de dólares para incríveis 31,2 milhões.

O lance histórico aconteceu na oitava edição do Only Watch, evento criado para arrecadar fundos para a Associação Monegasca contra Miopatias, que investe em pesquisas de doenças musculares como a Distrofia de Duchenne, uma doença genética degenerativa e incapacitante que acomete 1 em cada 3 mil meninos nascidos ao redor do planeta. O leilão, em Genebra, é organizado pela Christie’s e tem o Príncipe Albert II de Mônaco como apoiador. O prestígio é tamanho que as principais marcas do mercado se esmeram em criar especialmente para o Only Watch relógios especiais, que viajam o mundo em tour de exibição antes do gran finale, que é a venda. Ao todo, o evento arrecadou nesta edição 38.860 milhões de dólares.

Recordista do Only Watch 2019: o Grandmaster Chime da Patek Philippe

O Grandmaster Chime levou sete anos para ser criado e foi lançado em 2014, em comemoração aos 175 anos da casa de relojoaria suíça. Mas a peça leiloada, Ref. 6300A-010, foi feita especialmente para o leilão. Ela tem vários atrativos: são 20 funcionalidades além de mostrar as horas – duas delas, patenteadas como pioneiras, como o alarme para horário pré-selecionado e o repetidor para data. A caixa é feita de aço, material incomum para esse tipo de relógio, e tem uma textura tachada nas laterais, feita à mão. A caixa é dupla-face e tem uma face dourada e outra preta.

O Code 11.59 by Audemars Piguet Tourbillon Openworked, com ouro branco e rosé

Outros dois recordes foram alcançados no leilão. A Piguet, com seu Code 11.59 by Audemars Piguet Tourbillon Openworked, cuja caixa leva ouro rosa e branco 18 quilates – com preço inicial de pouco mais de 200 mil, foi arrematado por 1.8 milhões de dólares.

O fabricante independente F.P. Journe quebrou recorde com o Astronomic Blue

O relojoeiro independente F.P Journe apresentou um muito elegante protótipo feito especialmente para o Only Watch, nomeado Astronomic Blue, que também foi a 1.8 milhões de dólares e é considerado um recorde para o fabricante. Com fases da lua, calendário anual com zodíaco, dois fuso-horários, nascer e pôr-do-sol e hora sideral, entre outros, a peça tem 18 funções extras, todas controladas por uma única coroa.

Classic Fusion Tourbillon Sapphire Orlinski, da Hublot

O Only Watch é o tipo de evento que enche os olhos, e não só pelas cifras alcançadas. Como uma feira de inovação e experimentação, vale acompanhar os feitos de marcas como a Hublot, por exemplo, que apresentou o Classic Fusion Tourbillon Sapphire Orlinski, uma versão de seu modelo revisitada pelo escultor francês Richard Orlinski. O efeito uau está no aro de ouro branco cravejado com 54 baguetes de topázio, que criam um bem vindo contraste com as pulseiras de borracha translúcida em tom de azul, que celebra a organização beneficente – que tem a cor como símbolo. Foi arrematado por cerca de 1 milhão de reais e vai garantir ao dono um encontro especial com o escultor em sua galeria em Paris.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.