Visitamos o Casana Hotel, refúgio de luxo no Ceará

Hotel oferece experiência única unindo serviço de excelência em refúgio luxuoso na Praia do Preá, no Ceará

O UTV avança veloz na subida das dunas de Camocim, mas desce macio, alisando a areia. Ao volante, você nem parece ter medo, tomado por um espírito aventureiro quase infantil – mas a brincadeira é de gente grande. Ao final do trajeto você é recebido em uma tenda com tapete, almofadões e toalhinhas geladas. Um pequeno bufê expõe garrafinhas de água de coco, sucos naturais, wraps de legumes grelhados, sanduichinhos e snacks variados. Tudo para você se recompor antes do mergulho na lagoa de água fresca que brota na paisagem desértica. Essa é uma das exclusivas experiências que o Casana Hotel oferece para seus hóspedes – mas é possível criar outras, na medida dos seus sonhos, que eles organizam para você. De luau embalado por músicos locais, com direito a comidinhas de chef, até passeios a cavalo ou aulas práticas com o bartender, tudo é possível.

 

Situado entre dunas e lagoas cristalinas na Praia do Preá, a 280 quilômetros de Fortaleza, o Casana ocupa uma área com 10 mil metros quadrados tomados por um jardim ornamental. Seu acesso pode ser feito a partir do aeroporto de Jericoacoara, inaugurado há dois anos e localizado a apenas 20 quilômetros do hotel. Foi-se o tempo do cansativo trajeto terrestre entre a capital cearense e Jijoca de Jericoacoara.

 

Para garantir que tudo saia perfeito para os hóspedes, o hotel trouxe do Rio os experientes Paula Tonini e Bruno Caiado, ambos oriundos do Belmond Copacabana Palace. A dupla oferece um atendimento personalizado, tendo ainda o apoio de dois concierges eficientíssimos.

 

O serviço gentil e afinado, em todos os setores do empreendimento, que chama a atenção. “Nosso objetivo é superar todas as expectativas, oferecendo um serviço de excelência em um cenário único, paradisíaco”, conta To – nini. A segurança do local é outro destaque. Embora os bangalôs contem com fechaduras magnéticas, manter as portas destravadas é uma prática comum entre os hóspedes.

 

O hotel dispõe de oito amplas e luxuosas suítes em seis configurações distintas, com diferenciais que vão da Jacuzzi com vista do mar a quartos separados para crianças e até piscinas privativas com revestimento cintilante. Em comum, todas possuem automatização por painéis de LED que controlam do ar-condicionado à abertura das cortinas, deques exclusivos com redes e espreguiçadeiras as – sinadas pelo arquiteto Carlos Mota, camas king-size com enxoval Trousseau de algodão egípcio com 600 fios e um bem-abastecido frigobar com snacks selecionados.

 

Uma gaveta guarda latas de chás da curitibana Catherine Fine Teas com um serviço completo para o preparo de infusões. O sommelier de chás se encarrega da cerimônia, garantindo a qualidade do produto final e liberando seu tempo para momentos de puro relax.

 

 

Comer e beber são dois prazeres levados muito a sério no hotel. O chef mineiro Renato Machado, que trabalhou em restaurantes como o Artagão e o Oro (duas estrelas Michelin) no Rio, apresenta uma cozinha internacional de base clássica, mas com toques autorais. Tudo sempre guiado pelos ingredientes locais, que chegam frescos e definem os cardápios do almoço e do jantar, que mudam diariamente. Uma rede de pequenos produtores pinçada por Machado abastece sua cozinha com vegetais e legumes orgânicos, enquanto a pesca do dia garante o frescor dos frutos do mar, executados com perfeição. E tudo temperado com as ervas do próprio jardim. Veganos e vegetarianos também podem solicitar uma dieta restritiva no momento da reserva e se surpreender com pratos como o tartar de legumes e a lasanha de berinjela ao pesto.

 

As diárias do hotel, que começam em 4 mil reais, incluem café da manhã, almoço e jantar. Reserve tempo para curtir o Pool Lounge Bar junto à piscina de borda infinita com efeito de espelho negro, onde são servidos drinques clássicos e alguns criados pelo barman Gustavo Smolinski, que é também sommelier de chá. Coquetéis elaborados com tiquira, o aromático destilado de mandioca, são a especialidade da casa.

 

Outro ponto de comidinhas é o Kite Lounge Bar, logo na entrada do hotel e aberto para a praia, onde são servidos snacks e bebidas refrescantes, como cervejas e drinques. Equipado com mesas, cadeiras, pufes e redes, proporciona um entardecer deslumbrante, com o sol se pondo na ponta da praia – fenômeno proporcionado pela posição geográfica da costa Norte do Nordeste do País. A Praia do Preá é famosa por oferecer os melhores ventos da região e o hotel conta com equipamentos para locação para a prática do kite surfe, e que são trocados anualmente. Uma equipe de instrutores certificados pela IKO está sempre à disposição, seja para uma oficina com iniciantes, seja para indicar os pontos com visual de tirar o fôlego para os mais experientes. O hotel providencia o traslado e toda a estrutura necessária para a prática do esporte com total segurança.

 

O Casana conta ainda com uma academia moderna que dispõe de equipamentos para treinos funcionais com alguns recursos de crossfit. Ao lado fica a sala de massagem com ambientação natural, que possibilita uma sintonia completa com a natureza do entorno, favorecida pelos aromas dos óleos essenciais e pela música relaxante. É também possível receber massagens, inclusive para casais, no aconchegante espaço. Até quem precisa trabalhar encontra momentos agradáveis no hotel, que possui um escritório com toda a infraestrutura para reuniões e conference call, com uma privilegiada vista da praia. Mas nada como passar uma tarde à toa na rede, olhando o balé dos kites que rodopiam pelo céu e sentir a brisa do mar cearense. Luxo e relax sob medida.

 

CASANA
Avenida Beira Mar, Preá – Ceará.
Telefone. 85 2180 5076
SITE: www.casana.com
INSTAGRAM: @casanahotel

 

REFÚGIO por Marcelo Katsuki | Matéria publicada na edição 113 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.