Fascínio por Maria Antonieta vira tema de mostra pop em Paris

‘Marie Antoinette: Metamorphoses of an Image’ conta com peças relacionadas à ex-rainha

A decaptação de Maria Antonieta em 1793 foi um dos momentos simbólicos da Revolução Francesa. A ex-rainha, de origem austríaca, era uma das figuras mais odiadas da aristocracia. Mas os séculos passaram e hoje Maria Antonieta desperta fascínio nos meios culturais.

 

Em Paris, a mostra ‘Marie Antoinette: Metamorphoses of an Image’ busca destacar a personagem que, para os curadores, “é uma figura-chave na cultura popular”. A exibição, que rola no Conciergerie, dá um panorama sobre a vida e influência de Maria Antonieta através de uma série de mais de 250 peças relacionadas à figura francesa.

 

Entre as peças imperdíveis, estão o vestido usado por Kirsten Dunst, que interpretou Maria Antonieta no cinema em filme de Sofia Coppola, o vestido criado por Christian Dior inspirado no amor da rainha pela opulência, e roupas que foram usados pela própria Maria Antonieta. O retrato oficial da corte, pintado por Élisabeth Louise Vigée, também marca presença.

 

Se estiver por Paris, coloque na agenda: a mostra ‘Marie Antoinette: Metamorphoses of an Image’ acontece até o dia 26 de janeiro de 2020. Os ingressos custam €9.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.