Audi Q8: tudo sobre o novo SUV que chega ao Brasil
Luxo, tecnologia e segurança se combinam para fazer do novo modelo da Audi um dos grandes lançamentos de 2019 no Brasi
Nesta segunda metade de 2019, a Audi tem quebrado paradigmas pela combinação explosiva de alguns fatores: maior renovação de sua frota desde o início de suas atividades no Brasil, maior número de lançamentos de veículos de sua linha premium em um semestre, em especial com o lançamento do SUV Q8.
Tive a oportunidade de pilotar em primeira mão na pista e em circuito off-road. Os pontos de destaque são o design, muito moderno, que confere um ar mais poderoso ao veículo. Ou que, nas palavras da montadora: “possui contornos fortes e superfícies atléticas, que traduzem poder e sofisticação”. Além do sistema de tecnologia embarcada, perceptível no interior e embaixo do capô.
Devido a essa nova tecnologia, o Q8 pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h, itens inéditos. O painel é totalmente customizado e vem com sistema touch – diferente dos outros modelos, a impressão que se tem é que se está tocando em um teclado, o que confere uma experiência sensorial única.
Sem dúvida, um dos grandes lançamentos do ano. Todos os elementos internos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos e a unidade de operação de luzes. O console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas.
A Audi reúne seus sistemas de assistência em pacotes diferentes. O Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist. Em utilização, o sistema garante controle em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância, além de detectar as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente. O Q8 é equipado com motor 3.0 TFSI, que gera 340 cavalos de potência e torque de 500 Nm.
A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Em relação à suspensão, um amortecedor de vibração torcional compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. Faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.
O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta última opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, o que ficou muito evidente quando pilotei em condições bastantes adversas no Veloccitá – incrível a performance e segurança transmitidas pelo Q8 em circunstâncias adversas.
A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.
*Por Rogério Sfoggia