Miù: nova casa japonesa equilibra bem menu entre criações quentes e frias
Restaurante no Itaim prima por ingredientes de primeira e destaca robatas no cardápio
A culinária japonesa vai muito além de sushis e sashimis. Os pratos quentes ganham cada vez mais espaço em restaurantes de São Paulo com sotaque nipônico. Nesse sentido, o Miù, novo ponto da gastronomicamente badalada R. Amauri, é um lugar de fusão entre os preparos.
Um dos destaques da casa são as robatas, método de grelhar os alimentos a partir de caixotes com carvão que vem da tradição dos antigos pescadores do norte do Japão. Entre opções vegetais como berinjela, couve-flor com creme de amendoim e o brócolis com tarê e gergelim, o Miù também apresenta carnes como o wagyu com yakinku caseiro e o black cod em missô.
Não espere grandes invencionices no que diz respeito às opções frias do cardápio. Sushis, sashimis, makis, temakis e niguiris ganham versões com frutos do mar como vieira, enguia, lagostins, e pescados ainda mais excepcionais, como torô blue fin e akami (a parte vermelha do atum), além de outras iguarias como o wakame, ikurá e uni (ovas de ouriço).
Seguindo a tendência da gastronomia, o Mìu investe com força também na coquetelaria. Saquê, yuzu, shochu são algumas das bebidas de caráter nipônico que aparecem em drinks da carta, como o Meiji, uma espécia de releitura do clássico Moscow Mule à base de saquê, yuzu, espuma de lichia com wasabi, limão e Angostura.
Para além da cozinha, o Míu já chega à cena gastronômica com pedigree. A casa é o novo empreendimento da holding +55 Group, por trás também do Bagatalle, do Bottega Bernacca e das operações no Brasil da Burger Joint New York, a hamburgueria cult de raízes americanas.