Karl Schmidt-Rottluff

Karl Schmidt-Rottluff foi um pintor alemão e membro do movimento expressionista Die Brücke. O autorretrato Monocle (1910) é um exemplo característico da cor vívida, formas irregulares e marca não refinada para o qual ele é

Karl Schmidt-Rottluff foi um pintor alemão e membro do movimento expressionista Die Brücke. O autorretrato Monocle (1910) é um exemplo característico da cor vívida, formas irregulares e marca não refinada para o qual ele é mais conhecido. Nascido Karl Schmidt no dia 1º de dezembro de 1884, em Chemnitz, Alemanha, ele se matriculou na Universidade Politécnica de Dresden, em 1905, onde conheceu os colegas estudantes de arquitetura Erich Heckel, Fritz Bleyl e Ernst Ludwig Kirchner.

 

Juntamente com seus pares, Rottluff fundou a Die Brücke, uma oficina coletiva para pintura, escultura e gravura. O artista adicionou o nome da cidade natal, Rottluff, no mesmo ano. Em 1906, ele interrompeu os estudos de arquitetura e dedicou-se exclusivamente à prática da pintura. Ao longo das décadas seguintes, após a dissolução do Die Brücke, em 1913, o artista passou as estações de verão pintando na costa do Báltico e ensinando na Academia Prussiana de Berlim.

 

Em 1936, foi oficialmente proibido pelo regime nazista de exibir seu trabalho. No exílio até 1947, retornou a Berlim, onde viveu o resto da vida. Hoje, as obras de Schmidt-Rottluff estão incluídas nas coleções do Museu de Arte Moderna de Nova York. York, o Städel Musuem em Frankfurt am Main, a Tate Gallery em Londres e o Albertina em Viena, entre outros.

 

DROPS | Matéria publicada na edição 108 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.