Levantamento mostra como a arte é consumida nas capitais brasileiras
Saiba qual é a cidade que mais lê, a que mais vai ao cinema e outras curiosidades culturais sobre o Brasil
A pesquisa Cultura nas Capitais, encomendada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, em parceria com o Instituto Datafolha e apoio da Fundação Roberto Marinho, apontou curiosidades sobre o consumo de arte e outros tipos de diversão e aprendizado no nosso país.
De acordo com o levantamento, mais de 30 milhões de pessoas no Brasil fazem algum tipo de atividade cultural. Os pesquisadores chegaram a conclusão após 10 mil pessoas, entre 14 de junho e 27 de julho do ano passado, serem abordadas com a seguinte pergunta: “o que você costuma fazer em seu tempo livre, quando não está trabalhando nem estudando?”.
Segundo o estudo, o hábito da leitura não é tão raro quanto se diz no Brasil: 68% das pessoas declararam ter lido ao menos uma obra literária no último ano.Por outro lado, prejudicados pela baixa renda, três em cada dez entrevistados nunca foram a um museu e 37% não entraram no teatro.
Um retrato da desigualdade social talvez seja visto nos números de São Paulo. Apesar de 76% dos entrevistados dizerem que frequentam atividades culturais, como Virada Cultural Carnaval de rua e Virada de Ano na Paulista, o restante da da população, cerca de 2,4 milhões de pessoas, afirma que não participa de nenhuma atividade cultural.
Os dados completos do estudo podem ser vistos na Internet. Confira abaixo algumas curiosidades:
Salvador: A capital que mais lê no país inteiro.
Belo Horizonte: Campeã em concertos de música clássica, museus e teatros.
Porto Alegre: Com maior número de salas/habitantes, é a cidade que mais vai ao cinema.
Fortaleza: Jogos eletrônicos aparecem como uma das atividades favoritas.
São Luís: À frente quando se trata de danças populares.
Recife: A capital foliona do país, mas a que menos lê.
Brasília: Número um entre os frequentadores de bibliotecas.