As novas adaptações do cinema para os palcos da Broadway

Veja os musicais que saíram (ou que sairão) das telas direito para os palcos de NY

Em 2018, as marquises dos teatros em Nova York estão com diversos título familiares que já passaram pelas telas do cinema. Quando se trata de musicais, isso não é uma exceção à regra: alguns dos maiores blockbusters teatrais são adaptações de filmes.

 

Este é o caso de “O Rei Leão”, “Once”, “Hairspray”, “Os Produtores”, “Positivamente Millie” e “Kinky Boots” – todos vencedores da categoria melhor musical do Tony Award, o Oscar do teatro americano.

 

Neste ano, com tantas novas produções que chegam aos palcos, a chance é que as novas adaptações conquistem não apenas prêmios, mas também recordes de bilheteria.

 

Abaixo, você confere uma lista com as mais novas produções que vieram do cinema para os palcos:

 

Frozen
Produção da Disney que encanta os olhos do público ao fazer figurinos e cenários praticamente iguais à versão cinematográfica. Com novas canções adicionadas ao repertório da peça, o espetáculo agrada tanto crianças quanto adultos.

 

Harry Potter and the Cursed Child
A peça não é baseada no filme, e sim no mais recente livro da franquia. No entanto, a adaptação respeita as referências estéticas de figurino e cenário levadas ao cinema. Os efeitos visuais são os mais impressionantes que já vi no palco.

 

Mean Girls
Que jogue a primeira pedra quem nunca citou uma frase do filme que foi lançado em 2004 estrelando Lindsay Lohan. Tina Fey, que escreveu o roteiro original, também assina a história da peça, cuja trilha-sonora ficou a cargo de Jeff Richmond – as letras são de Nell Benjamin, letrista responsável pelo musical Legalmente Loira, sucesso de bilheteria em 2007.

 

My Fair Lady
Não chega a ser uma adaptação do cinema, uma vez que o filme estrelado por Audrey Hepburn já era adaptado da versão teatral com Julie Andrews antes de ser alçada à fama. No entanto, referências ao filme são vistas no palco, como o icônico vestido branco para o baile de Eliza. A nova produção também traz um pouco dos ares de Hollywood: Eliza é interpretada por Lauren Ambrouse, do seriado Six Feet Under, e Harry Hadden-Paton, de Downton Abbey, dá vida ao Professor Higgings.

 

Outras adaptações que já estão em cartaz há pelo menos um ano mas que merecem destaque são:

 

Anastasia
A produção segue as músicas e a estética da animação de 1997. Os compositores Stephen Flaherty e Lynn Ahrens adaptaram as musicas e adicionaram novas canções para a versão teatral. O musical conta ainda com figurinos e cenários de altíssima qualidade e com projeções lindas, fatores que fazem que o público de fato se sinta em São Petersburgo e Paris.

 

Aladdin
Mega produção da Disney que honra a obra original ao aproveitar diversas músicas que foram cortadas da versão cinematográfica com letras escritas por Howard Ashman, que faleceu durante a produção do filme. O espetáculo é grandioso, cheio de truques e mágica, e cenas que não vão desapontar os fãs da produção para o cinema. Além disso, o ator que dá voz a Jafar no filme, Jonathan Freedman, também interpreta o personagem no teatro.

 

Waitress
Com composições de Sarah Barielles, Waitress é uma adaptação do filme homônimo de 2007 estrelado por Kerri Russell. O musical volta e meia é estrelado por algum cantor famoso sem muita experiência de Broadway, casos de Sarah Barielles, Jason Mraz e a mais recente Katherine McPhee.

 

School of Rock
Adaptado do filme de 2003 e com novas músicas escritas por ninguém mais, ninguém menos que Sir Andrew Lloyd Webber – o compositor de Cats, O Fantasma da Opera, Evita entre outros grandes sucessos tradicionais da Broadway. O mais interessante é que Webber produziu e escreveu a obra porque queria mostrar ao mundo que educação musical é importante e pode ser lucrativa também.

 

A Bronx Tale
Versão musical produzida por Robert de Niro, baseada no filme de 1993 estrelado por ele mesmo. A obra é composta por Alan Menken, que também criou as músicas para alguns dos mais icônicos filmes da Disney: A Bela e a Fera, Aladdin, A Pequena Sereia e Pocahontas.

 

Novidades

Ainda sobre as adaptações de cinema para o teatro em 2018, teremos também as estreias de Uma Linda Mulher e King Kong. Sem data de estreia, mas já em pré-produção, estão as adaptações dos filmes De Repente 30, O Diabo Veste Prada, Beetlejuice e O Guarda Costas.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.