Horos: tudo sobre o melhor documentário da temporada
Conversamos com os produtores Jake Gyllenhaal e Jamie Lee Curtis para saber tudo sobre o filme em memória do fotógrafo de guerra Chris Hondros
Produzido por Jake Gyllenhaal, Jamie Lee Curtis e Riva Marker, o filme Hondros já vinha chamando a atenção de críticos e cinéfilos antes da sua estreia oficial, em 06 de março.
Sob a direção de Greg Campbell, o filme-documentário tem como objetivo celebrar a vida e obra de Chris Hondros, um dos mais famosos e premiados fotógrafos de guerra americano, morto em abril de 2011 enquanto cobria a guerra na Líbia.
Tive a oportunidade de entrevistar os três produtores durante o Tribeca Film Festival para saber um pouco mais de como foi a produção do filme. Jamie Lee Curtis contou que foi a primeira a se envolver no projeto. “Eu vi uma fotografia que realmente mexeu comigo. Fui procurar saber quem era a pessoa que estava na foto e descobri que o fotógrafo havia falecido. Eventualmente, fui conectada ao melhor amigo dele”. No caso, o melhor amigo de Hondros era justamente o diretor Greg Campbell.
Campbell era amigo de infância de Hondros, e por meio dessa relação, conseguiu captar no filme um lado pouco conhecido pelo público geral do fotógrafo. Vídeos pessoais e profissionais de Chris, são intercalados com histórias contadas em entrevistas conduzidas por Campbell com colegas, familiares e alguns dos personagens fotografados por Hondros.
O filme mostra que o trabalho de Hondros ia além da fotografia. De fato, ele se importava em documentar e mostrar para o mundo o que acontecia nas zonas de conflito. Para Jake Gyllenhaal, conhecer a personalidade do fotógrafo foi um dos pontos que o convenceu a produzir o filme.
“A história de Chris é de certa forma uma junção de política com arte, e eu acho que essa era a personalidade dele. Ele era um verdadeiro contador de histórias e a sua conexão com suas fontes e seus personagens era muito forte.”
Marker e Gyllenhaal são sócios desde 2015 na Nine Stories Production, e Hondros é um de seus primeiros projetos. Marker conta que Curtis mostrou o primeiro corte do filme para Gyllenhaal, que então o levou à produtora. Os dois notaram que a história tinha um quê especial. “Estes documentários demoram anos para sair do papel”, Riva explica, acrescentando que os produtores estavam bastante envolvidos em montar o filme. “Já num primeiro momento com Greg, entramos na sala de edição por horas e só saímos quando já sabíamos como iriamos contar a história”.
Apesar do título, Curtis não se considera produtora do filme: “Sou uma grande líder de torcida!”, ela brinca, “Eu apoiei o filme, mas o Greg [Campbell] é o cineasta, Riva [Marker] e Jake [Gyllenhaal] são os produtores, e eles que fizeram a coisa acontecer. Eu simplesmente fiz o contato entre eles.”
Prêmios
Além dos produtores famosos, o filme também contou com o apoio financeiro da empresa Bold Films, que financiou sucessos como O Abutre e Whiplash – Em busca da Perfeição. Com esse pedigree, não é nenhuma surpresa que Hondros tenha ganhado o prêmio de Melhor Documentário pelo júri popular e uma menção honrosa do júri oficial na competição de Novos Documentários no último Tribeca Film Festival, onde teve sua primeira exposição ao público e aos críticos.
Após este primeiro contato com o público e a indústria, o documentário participou e foi premiado de diversos outros festivais pelo Estados Unidos, deixando os produtores ainda mais confiantes do resultado. “Quando você começa um filme, você não sabe onde a produção termina, então ter esse reconhecimento no festival é realmente mágico”, conta Marker.
Jamie Lee Curtis explica que os festivais de cinema têm um papel importante na indústria cinematográfica, principalmente para filmes independentes: “No final das contas, a questão é a exposição. Queremos levar arte para o grande público, e estes festivais ajudam filmes menores, filmes que tem muita paixão e suor neles, mas que precisam de um empurrão a mais.”
Para Jake Gyllenhaal é emocionante ver o diretor ter esta conquista e poder homenagear seu melhor amigo após tantos anos trabalhando no documentário. O ator/produtor brinca sobre a resposta do público: “É sempre uma honra quando a gente consegue que qualquer pessoa assista um trabalho nosso. Depois de tantos anos nessa indústria, sempre que se consegue uma plataforma ou uma oportunidade de ser assistido por um público é ótimo! É uma sensação maravilhosa!”.
Hondros já está disponível no iTunes, Amazon Video e Google Play. O documentário entra no Netflix no dia 01 de Julho. Boa sessão!