As universidades mais empreendedoras do Brasil
Onde estudar para ter impulso para abrir (e faturar com) o próprio negócio
Você imagina os seus filhos saindo da faculdade com o próprio empreendimento? As coisas não são tão fáceis assim, porém uma escolha certa na hora do vestibular pode fazer a diferença. Como mostra o Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras, algumas das principais universidades brasileiras já possuem em seu DNA traços fortes de empreendedorismo.
Segundo o estudo, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, nenhuma faculdade brasileira fomenta tanto o empreendedorismo quanto a Universidade de São Paulo – para muitos, a melhor do Brasil. A Federal de Minas Gerais e a Unicamp completam o top 3 do ranking.
O levantamento consultou 55 universidades do país. Cerca de 10 mil alunos responderam um questionário sobre as metodologias de ensino e as suas motivações para a inserção no meio acadêmico. No final, seis pilares das aulas foram avaliados: capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização.
As entrevistas ocorreram entre junho e agosto deste ano. Apesar do ranking enaltecer as universidades que incentivam a criação de negócios inovadores, os resultados mostram que a cultura de empreendedorismo ainda tem muito a crescer no Brasil: 50% dos alunos discordam que a grade curricular os ajuda a desenvolver competências administrativas.
As universidades mais empreendedoras do país
- 1 – Universidade de São Paulo (USP) – 7,26
2 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 6,9
3 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 6,84
4 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 6,45
5 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – 6,18
6 – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – 6,16
7 – Universidade Federal de Viçosa (UFV) – 5,91
8 – Universidade de Brasília (UnB) – 5,86
9 – Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – 5,8
10 – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 5,74